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Título
O CONTEXTO ESCOLAR COMO MODERADOR DA ASSOCIASSÃO ENTRE VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES E AUTOCONCEITO

Aluno: Felipe da Silva - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Josafá Moreira da Cunha - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: vitimização entre pares; autoconceito; clima escolar.

As interações no contexto escolar destacam-se dentre as principais influências no desenvolvimento socioemocional e cognitivo de crianças e adolescentes. Fenômenos sociais como o "Bullying" ou a vitimização entre pares estão associados a dificuldades de ajustamento nesse contexto. De modo geral, o Bullying pode ser entendido como um fenômeno através do qual uma criança ou um adolescente é progressivamente sujeito a uma série de atitudes violentas que se dá sem motivação clara, porém de maneira intencional, gerada por um ou diversos agressores. A vitimização, por sua vez, é caracterizada por uma relação hostil e negativa através da qual o indivíduo possui dificuldades em se defender. O bullying, portanto, é entendido como uma subcategoria do conceito de vitimização, isto é, uma vitimização repetida ao longo do tempo (Cunha, 2013). No contexto da escola, o conceito de "clima escolar" adquire contornos próprios e pode ser definido como uma atmosfera de ensino e aprendizado fundamentado na estrutura física, no panorama psicológico além dos tipos de relações humanas travados no lugar. Ressalta-se a importância de fatores contextuais, como interação com pares, para o desenvolvimento durante a adolescência. A presente proposta de trabalho propõe a análise da influência do clima escolar na vitimização entre pares, utilizando uma abordagem bioecológica. Inicialmente será elaborada revisão sistemática de literatura sobre o tema proposto e, na sequência, será realizada analise secundária de dados examinando como fatores do contexto escolar podem interagir com a vitimização entre pares nesse ambiente. Espera-se contribuir para a compreensão sobre como aspectos específicos do contexto escolar podem influenciar a qualidade das interações entre estudantes.