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Título
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES E PROCESSOS INCLUSIVOS

Aluno: Douglas Felipe dos Santos - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Josafá Moreira da Cunha - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: vitimização; deficiência; educação especial.

A vitimização entre pares - interações em que pessoas se envolvem em quaisquer ações prejudiciais de seus pares (Hawker, & Boulton, 2000) - envolvendo estudantes com deficiência é uma realidade que pode passar despercebida, entretanto iniciativas que promovem a inclusão no contexto escolar devem ir além da regularização da matrícula, proporcionando um ambiente de respeito mútuo entre alunos e professores. O presente projeto tem como objetivo examinar a vitimização entre pares, e sua relação com a experiência escolar de crianças com deficiência, além de identificar a influência daquela no processo de desenvolvimento da criança. Na primeira etapa deste trabalho foi consultado a base de dados PsycINFO, seguido de uma revisão sistemática de artigos identificados por busca booleana de interseção, utilizando-se termos em inglês relacionados `a vitimização entre pares (“bullying” OR “victimation”) e deficiências (“desabilities” OR “special education”). Dentre os 502 estudos identificados, 31 foram selecionados por meio de inclusão e exclusão por critérios de ligação ao tema, pós leitura de título e resumo, e na sequência sistematizados, enfatizando métodos e principais conclusões. Os resultados dos estudos selecionados mostram que os relatos de vitimização no contexto escolar, são mais frequentes em pessoas com deficiência, em relação aos outros. Assim como este está correlacionado positivamente com a evasão escolar (Randa & Wilcox, 2012), tal como depressão, quadros de ansiedade, sintomas psicossomáticos (Rose, Allison & Simpson, 2012) e comportamento disruptivo (Baumeister, Storch & Geffken, 2008). Além disso, seis dos artigos apontam programas de intervenção (ex. consultas, classes especiais, atividades de informação), seus benefícios nas experiências interpessoais dos estudantes, e na diminuição e enfrentamento à vitimização entre pares. Não obstante, a maioria dos estudos sistematizados tem como cenário a América do Norte (EUA e Canadá) e países Europeus, evidenciando a necessidade de novas pesquisas sobre o assunto no contexto brasileiro. Os próximos procedimentos da presente pesquisa visam a construção de instrumentos para coletas de dados nas escolas, aplicação piloto, reformulações necessárias e posterior a análise dos resultados obtidos.