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Título
VITIMIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR E RELAÇÕES COM O DESEMPENHO ACADÊMICO

Aluno: Daiane da Silva Vasconselos - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Josafá Moreira da Cunha - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: bullying; vitimização; desempenho acadêmico.

As interações sociais no contexto escolar são relevantes para a compreensão de processos de desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, considera-se proeminente o exame da influência de experiências sociais adversas, como a vitimização entre pares, no desempenho acadêmico. A vitimização entre pares pode ser definida como as interações em que pessoas se envolvem em quaisquer ações prejudiciais (Hawker, & Boulton, 2000), tais como humilhação, provocação, discriminação e exclusão, podendo trazer prejuízos para a adaptação escolar de todos os envolvidos: vítimas, agressores e expectadores. O presente projeto tem por objetivo investigar a associação da vitimização entre pares e o desempenho de estudantes. Na primeira etapa desta pesquisa foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura sobre o tema, através da base de dados PSYCINFO. Para recuperar os artigos relacionados ao tema proposto, utilizou-se o argumento de busca contendo termos em inglês relacionados à vitimização entre pares (bullying, victimization) e desempenho acadêmico (academic achievement), com seleção de qualquer campo nos metadados da base pesquisada, sem delimitação do período de publicação. Dentre os 243 resultados encontrados, 61 trabalhos incluíam dados relacionados à análise da associação entre a vitimização e desempenho acadêmico, tendo sido conduzidos em contexto educacionais regulares. A população usada nessas pesquisas são predominantemente estadunidenses, sendo que 34 dos 61 estudos foram realizados nos Estados Unidos, e apenas 1 foi desenvolvido no Brasil, alertando para a necessidade de desenvolvimento de estudos na área no contexto educacional brasileiro. Os estudos sistematizados apresentam diferentes concepções acerca da influência destes fatores. A ideia predominante é a de que a vitimização tem significante influência negativa sobre o desempenho escolar (ex: Kochenderfe e Becky J., 1996), sendo que apenas dois estudos não suportam tal hipótese. Um dado de destaque na literatura é a hipótese de que o engajamento acadêmico pode mediar a associação da vitimização entre pares e o desempenho de estudantes (ex: Nakamoto e Schwartz, 2014). As próximas etapas da pesquisa incluem análise e definição de instrumentos e técnicas de coleta de dados, formatação do projeto e submissão ao Comitê de Ética, coleta de dados, análise dos resultados e demais encaminhamentos. Espera-se que o presente trabalho contribua para aperfeiçoar a compreensão sobre como experiências adversas podem afetar o desempenho acadêmico.