1237
Título
ATIVIDADE DE EXTRATOS DE ERVA-CIDREIRA (LIPPIA ALBA MILL.) SOBRE A GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE AMENDOIM-BRAVO
Aluno: Karla Gabriela da Silva - IC-Voluntária - Curso de Tecnologia em Biotecnologia - Palotina (N) - Orientador: Patricia da Costa Zonetti - Departamento de Tecnologia em Biotecnologia - Área de conhecimento: 20303009 - Palavras-chave: alelopatia; euphorbia heterophylla l.; planta daninha - Coorientador: Leandro Paiola Albrecht - Colaborador: Thamara Belanda, Carine Cantú.
Algumas plantas medicinais apresentam atividade alelopática, podendo estas ser sobre plantas daninhas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos de folhas secas da planta medicinal Lippia alba (Mill.) sobre a germinação e crescimento de Euphorbia heterophylla L. Para isso foram preparados extratos nas proporções de 1:5 (material vegetal: água destilada). Os tratamentos consistiram do extrato obtido, considerado 100%, extrato diluído 50% e como controle utilizou-se água destilada. Dispõe-se 50 sementes de amendoim-bravo em caixas do tipo gerbox forradas com papel germitest umedecidos com 8 mL de extrato por placa no primeiro dia e umedecidas com 4 mL quando necessário. Os tratamentos foram repetidos cinco vezes. As variáveis analisadas foram: porcentagem de germinação (%G) e índice de velocidade de germinação (IVG). Para avaliação do crescimento e biomassa fresca e seca, 50 sementes foram dispostas em papel germitest umedecido com água destilada. Após 5 dias separou-se 12 plântulas mensuradas parte aérea e da raiz com régua. Estas foram dispostas em papel germitest previamente pesado e umedecido com as diferentes concentrações do extrato. O papel foi enrolado e acondicionado em recipientes com proteção de um plástico e armazenados em estufa do tipo B.O.D. com o fotoperíodo ajustado em 12 horas (dia/noite), e temperatura 25°C (dia/noite). Após 5 dias avaliou novamente o comprimento da parte aérea e da raiz das plântulas, obtendo-se assim o comprimento final. O crescimento foi obtido pelo comprimento final menos o inicial. As plântulas foram pesadas e logo levadas em estufa de circulação forçada a 40ºC por 24 horas e depois pesou-se estas secas, obtendo-se assim a biomassa fresca e seca. Os tratamentos foram repetidos três vezes. Os resultados foram submetidos à análise de variância, e quando significativo procedeu-se com o teste tukey a 5% de significância. Houve redução da germinação das sementes na presença dos extratos, observando que o extrato mais concentrado promoveu maior redução. Em relação ao crescimento, o extrato menos concentrado promoveu acréscimos nas medidas, enquanto que o extrato mais concentrado o afetou negativamente. As interferências observadas podem ser explicadas pelo fenômeno de alelopatia, indicando possível efeito alelopático da espécie medicinal sobre o amendoim-bravo.