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Título
OPERAÇÃO E METODOLOGIA EXPERIMENTAL DE ENSAIOS NO TERMOLAB
Aluno: Maykon Negreiros Borges - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina (N) - Orientador: Carlos Henrique Coimbra Araújo - Departamento de Tecnologia em Biocombustíveis - Área de conhecimento: 30502039 - Palavras-chave: blend; potência; torque.
A busca incansável pela redução dos impactos ambientais globais tem auxiliado os países à cumprir normas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e o aumento da participação das fontes renováveis de energia em suas respectivas matrizes energéticas. Para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de um uso mais eficiente dos combustíveis fósseis, procura-se maneiras de evitar a emissão desses gases como o sequestro do carbono e a substituição desses combustíveis por outros de origem renovável, como por exemplo, o etanol, biogás e hidrogênio ou blends dos mesmos. Neste cenário, a combinação do etanol e do hidrogênio ou biogás e hidrogênio, resulta em um dos mais interessantes sistemas energéticos disponíveis, sendo o blend de etanol/hidrogênio o mais limpo. A eficiência de agregação do etanol e hidrogênio em todo seu ciclo de produção e a sua utilização como combustível não produz praticamente nenhuma emissão de poluentes. Assim, é muito importante identificar combustíveis de queima limpa e renovável, combustíveis alternativos para garantir a sobrevivência segura de motores de combustão interna e a qualidade do ar. A elaboração do projeto desenvolverá de forma a obter os dados de potência, torque, temperatura e mistura ar-combustível em motor alimentado com etanol ou gasolina, blend como etanol-hidrogênio ou biogás-hidrogênio. Para tanto, foram utilizados os seguintes equipamentos e seguinte metodologia: dinamômetro hidráulico para medidas de potência e torque, sensor lambda para medidas de mistura ar/combustível, sensores de temperatura, motor flex 1.4 de 90 cv nominal, trocador de calor para arrefecimento do sistema, combustíveis diversos, em especial etanol provindo de postos de várias bandeiras da cidade de Palotina e da mini-usina de álcool do Setor Palotina da UFPR. Foram obtidas medidas de evolução da potência e torque frente a aumento de RPMs e feitas estatísticas sobre a performance o motor, mistura, consumo do combustível e variação de temperatura no sistema.