1224
Título
CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO AVALIANDO A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR CULTIVADAS COM DIFERENTES BIOFERTILIZANTES
Aluno: Lara Talita Schneider - IC-Voluntária - Curso de Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina (N) - Orientador: Joel Gustavo Teleken - Departamento de Tecnologia em Biocombustíveis - Área de conhecimento: 30603030 - Palavras-chave: biocombustíveis; destilação; otimização - Coorientador: Jonathan Dieter - Colaborador: Carlos de Oliveira, Paulo André Cremonez, Thompsom Ricardo Weiser.
O principal objetivo do projeto é avaliar a produtividade de bioetanol de cana-de-açúcar em uma usina piloto, avaliando-se diferentes parâmetros operacionais durante o processo de destilação a fim de se otimizar o mesmo, minimizando o consumo energético, tomando como índices de desempenho: o tempo necessário para produção de bioetanol dentro da especificação de álcool hidrato; a taxa de refluxo necessária; a vazão volumétrica de produção do bioetanol; e o alcance dos parâmetros de qualidade do álcool como acidez, condutividade térmica, resíduo fixo, em função do tratamento da matéria-prima com diferentes tipos de biofertilizantes. Realizou-se a fertirrigação da cana-de-açúcar com vinhaça e com água residuária de suinocultura (ARS) em quantidades e combinações efetuadas de acordo com o planejamento experimental, feitas a partir de um delineamento inteiramente casualizado. Realizaram-se quatro repetições por tratamento, totalizando 36 parcelas de 43m2. Cada uma das parcelas passou por um processo de fermentação alcoólica e destilação, avaliando os parâmetros da destilação de acordo com o plano de trabalho. A separação de compostos é uma parte essencial na grande maioria dos processos industriais, agregando valores aos produtos obtidos, e a destilação é a técnica de separação mais largamente utilizada para promover a separação de componentes de uma mistura que possuam diferentes graus de volatilidade. A sucessiva busca por aperfeiçoamentos de colunas de destilação vem exercendo influência no sucesso econômico dos processos, visto que a destilação exige determinada eficiência energética, e quando se trata disso, o objetivo é minimizar a energia requerida atingindo a especificação do produto e resultando em menores custos para a empresa. Os experimentos ainda não estão sendo executados, pois a cana-de-açúcar não está madura o suficiente, possuindo um valor de brix (teor de açúcares solúveis) muito baixo. A análise do brix esta sendo realizada semanalmente, para que quando possível a cana seja colhida e os experimentos iniciados. Quanto á fertirrigação da cultura espera-se resultados positivos na qualidade do produto final, conforme alguns trabalhos disponíveis em literatura, que relatam a utilização desses subprodutos (ARS e vinhaça) na fertirrigação aumentando a produtividade das culturas.