1199
Título
AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE TENDÊNCIA E DISPERSÃO DE DADOS CLIMÁTICOS AGRUPADOS CONFORME OS PERÍODOS ESTACIONAIS, OFICIAL E MODIFICADO, DO ANO
Aluno: Cibelle Tamiris de Oliveira - Pesquisa voluntária - Curso de Agronomia (MT) - Orientador: Jorge Luiz Moretti de Souza - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola - Área de conhecimento: 50300008 - Palavras-chave: estações do ano; dados ambientais; estatística - Coorientador: Daniela Jerszurki.
As diferenças climáticas durante o ano são ocasionadas, principalmente, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, sendo as estações do ano estabelecidas e iniciadas nos solstícios e equinócios (20/março - outono, 21/junho - inverno, 22/setembro - primavera, 21/dezembro - verão). Muitas pesquisas agrícolas são estruturadas, analisadas e apresentadas baseando-se nas estações do ano. Porém, os períodos estabelecidos (solstícios a equinócios) podem prejudicar o resultado e caracterização das variáveis climáticas, visto que a radiação solar que chega ao topo da atmosfera é função da posição da Terra em relação ao Sol, que por sua vez depende do período estabelecido. Nesse contexto, teve-se por objetivo avaliar as medidas de tendência e dispersão de séries de dados climáticos medidos e agrupados em "estações do ano com períodos modificados (EM)" (2/fevereiro - outono, 6/maio - inverno, 7/agosto - primavera, 5/novembro - verão), com as obtidas nas "estações oficiais do ano (EO)", para Ponta Grossa - PR. Os dados climáticos diários (temperaturas do ar, umidade relativa, velocidade do vento e precipitação) foram disponibilizados pelo SIMEPAR, e coletados na estação climatológica localizada à 25º 12' 59'' S de latitude, 50º 01' 59'' O de longitude e altitude de 885 m. As análises foram realizadas para um período de 14 anos (1997 - 2010), em planilha eletrônica desenvolvida especialmente para essa finalidade, sendo as medidas de tendência e dispersão dos dados calculadas e avaliadas em análises de regressão linear, para os agrupamentos "EO" vs "EM". Observou-se que os agrupamentos dos dados promoveram alterações nas medidas de tendência e dispersão. Geralmente, os valores agrupados conforme período "EO" superestimam os valores agrupados em "EM" no inverno, primavera e verão, e subestimam no outono. Nos dados agrupados conforme "EM", observou-se também menor variabilidade dos valores na estação do outono e verão, sendo o inverso para o inverno e primavera. Provavelmente, devido ao maior ângulo de incidência dos raios solares para a latitude do local estudado. Contudo, a variabilidade dos dados não ficou bem evidenciada, apresentando resultados aleatórios, dependendo do período estacional e da variável estudada. Os resultados obtidos foram promissores, mas propõe-se que o período "EM" seja melhor analisado e estabelecido, considerando dados climáticos de regiões com diferentes latitudes e condições climáticas.