1179
Título
IMPACTO DA TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA NA CONDIÇÃO DE SAÚDE DE MULHERES ATENDIDAS PELO CRAS - CENTRO REDENTORISTA DE AÇÃO SOCIAL DA IGREJA PERPÉTUO SOCORRO DE CURITIBA-PR
Aluno: Ana Carolina Paschoalini Mafra - IC-Voluntária - Curso de Biomedicina (MT) - Orientador: Milene Zanoni da Silva Vosgerau - Departamento de Saúde Comunitária - Área de conhecimento: 40602001 - Palavras-chave: sofrimento humano; terapia comunitária integrativa; escala de satisfação com a vida.
O sofrimento do ser humano é uma temática que, desde o século XX, vem sendo abordada de uma maneira em que ocorra a medicalização da existência. Isto é, todo tipo de condição que traga algum tipo de sofrimento é tratado como consequência de algum problema físico, e não potencialmente emocional ou psicológico. A própria dor, com o avanço da medicina, passou a ser tratada como algo estritamente físico. O ser humano passou a ser referenciado como sendo apenas corpo físico. Entretanto, o avanço da medicina foi concomitante com o aumento da depressão, do sofrimento e dos problemas psicológicos dos seres humanos, não trazendo a sua solução mas sim mais dúvidas. Dentro deste contexto, surge a necessidade de se investigar a origem do sofrimento das pessoas, passando a tratá-las como indivíduos que respondem diferentemente a cada problema e cada situação. A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) foi criada para acolher o sofrimento cotidiano que tira o sono das pessoas decorrente do estresse, do desemprego, da educação dos filhos e promover a saúde, um trabalho que tem por objetivo complementar o atendimento realizado pelos especialistas para tratar as patologias em postos e hospitais. O objetivo do presente trabalho é analisar os impactos TCI por meio dos resultados psicoemocionais entre as mulheres atendidas pelo CRAS - Centro Redentorista de Ação Social da Igreja Perpétuo Socorro no Bairro Alto da Glória, do município de Curitiba/PR. Os instrumentos de análise foram formulários preenchidos a respeito de variáveis sóciodemográficas, de saúde, de ansiedade e de satisfação com a vida. A eficiência da roda de TCI para diminuição do sofrimento das mulheres foi feita pela escala de faces de Likert, uma escala que avalia a satisfação com a vida, antes e depois das rodas. Os resultados apontam que, em 16 das 18 rodas avaliadas, ocorreu a melhora do estado emocional das mulheres que participaram com maior frequência das rodas. Implicando, portanto, que a roda de TCI é um instrumento importante para a diminuição do sofrimento do ser humano.