1172
Título
SÓLIDOS CATALÍTICOS PARA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO BASEADOS EM COMPLEXOS MACROCÍCLICOS DE COBRE(II) IMOBILIZADO EM SÍLICA OBTIDA PELO PROCESSO SOL-GEL HIDROLÍTICO
Aluno: Talita Malewschik - PIBIC/CNPq-Balcão - Curso de Química (MT) - Orientador: Shirley Nakagaki - Departamento de Química. - Área de conhecimento: 10602003 - Palavras-chave: catálise heterogênea; oxidação; cobre - Colaborador: Kelly A.D.F. Castro, Geani Maria Ucoski, Guilherme S. Machado.
A preparação de catalisadores seletivos e eficientes para reações de oxidação, em condições brandas, com altos números de turnovers e, se possível, recicláveis, é um difícil desafio para a pesquisa química. A utilização de sistemas químicos inspirados nos sistemas biológicos têm apresentado resultados consideráveis, principalmente quando imobilizados em diferentes suportes, favorecendo os processos de recuperação e reciclagem. Nosso grupo tem investigado a imobilização de diferentes metaloporfirinas (MP) de diversos metais de transição, assim como outros complexos não-heme, em suportes inorgânicos, tais como argilas naturais catiônicas (montmorilonita e caulinita), compostos lamelares aniônicos sintéticos (hidróxidos duplos lamelares - HDL), sílica, dentre outros. Nestes estudos observou-se que, em algumas circunstâncias, os complexos imobilizados apresentam maior eficiência catalítica quando se compara à catálise homogênea. A imobilização evita a auto-oxidação destrutiva dos complexos (que resultaria em sua desativação), quando possível evita a dimerização em solução, e a agregação molecular da estrutura. A imobilização pode criar, quando bem idealizada, eficientes catalisadores, pois dependendo da natureza do suporte inorgânico, este pode ajudar na aproximação do substrato aos sítios ativos. Também abre possibilidades de recuperação e reutilização do catalisador, viabilizando futuras aplicações tecnológicas. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é planejar, sintetizar e caracterizar sólidos que possam ser utilizados como catalisadores heterogêneos em reações de oxidação de diferentes substratos, principalmente catecol e cicloocteno, cujos produtos apresentem potencial interesse industrial e farmacológico. Para este fim, temos trabalhado com ligantes macrocíclicos não-heme, para a obtenção de complexos de cobre em solução ou imobilizados em sílica obtida pelo processo sol gel sendo estes utilizados para catálise de oxidação (homogênea e heterogênea) de catecol e de alcenos cíclicos.