1169

Título
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ATIVIDADE CATALÍTICA DE COMPLEXOS DE RUTÊNIO (II) CARBONÍLICOS/NITROSILOS CONTENDO LIGANTES HEMILÁBEIS DO TIPO P-X (X = O OU N)

Aluno: Santina Maria Rebelo Borges - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Química (MT) - Orientador: Márcio Peres de Araujo - Departamento de Química - Área de conhecimento: 10602003 - Palavras-chave: rutênio; fosfinas; catálise - Colaborador: Francisco Dinis Fagundes, Juliana Paula da Silva.

Complexos de Rutênio(II) contendo ligantes hemilábeis são vastamente estudados devidas as propriedades desses ligantes quando coordenados a um metalde proporcionarem um sítio de coordenação vago para outros átomos doadorese por serem avaliados como cataliticamente ativos em uma gama de reações, principalmente nas que envolvem transferência de hidrogênio. Complexos contendo o ligante monóxido de carbono também são muito utilizados para testes catalíticos, via transferência de hidrogênio para redução de cetonas, por possuírem valores satisfatórios de conversão já relatados na literatura. O ligante NO também possui grande importância na química de complexos, visto que existem muitos trabalhos relatados devida a estabilidade que esse ligante confere ao centro metálico, porém poucos trabalhos desses já relatados envolvem atividade catalítica com complexos contendo esse ligante. Dentro desse contexto, nesse trabalho foram estudados complexos carbonilícos e nitrosilos de Rutênio (II) contendo ligantes hemilábeis do tipo P-X (X= O ou N). Esses complexos possuem fórmulas do tipo [RuCl2(CO)(P-X)(L)] e [RuCl2(NO)(P-N)(L)]PF6 sendo X = O ou N, L= PPh3 ou Ptol. Foram sintetizados e caracterizados por RMN de 31P{1H} e os dados obtidos foram comparados com dados já presentes na literatura, visto que esses complexos não são inéditos. O foco desse trabalho é obter os resultados referentes à atividade catalítica via transferência de hidrogênio dos complexos acima citados.As catálises foram feitas utilizando como espécie doadora de hidrogênio o solvente 2-propanol e como substrato a acetofenona, a proporção utilizada foi de 1:20:1000 ([Ru]:base:substrato) e os dados de conversão foram analisados por cromatografia gasosa. Foram feitas catálises dos complexos [RuCl2(CO)(P-O)(PPh3)] e [RuCl2(NO)(P-N)( PPh3)] e os resultados de conversão, atividade e produtividade dos complexos demonstrou que o complexo contendo CO apresenta ser mais eficaz como catalisador que o complexo contendo NO.O mesmo teste está sendo feito com os outros complexos sintetizados em nível de comparação de resultados e também de verificação da influência dos ligantes fosfínicos, NO e CO na atividade catalítica.