1150

Título
AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE ANALÍTICA NA DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO DE ELETRODOS IMPRESSOS DE CARBONO CONSTRUÍDOS POR PROCESSO DE "SILK-SCREEN"

Aluno: Jeferson Luiz Gogola - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Química (MT) - Orientador: Marcio Fernando Bergamini - Departamento de Química - Área de conhecimento: 10604030 - Palavras-chave: biochar; mercúrio; zinco - Colaborador: Paulo Roberto de Oliveira.

O projeto consiste na construção de um eletrodo de pasta de carbono modificado com biochar a fim de pré-concentrar mercúrio visando obter um eletrodo similar ao eletrodo de gota de mercúrio para a determinação voltamétrica de zinco em amostras comerciais. O emprego do biochar deve-se a boa capacidade desse material em adsorver íons metálicos, uma vez que, possui superfície rica em grupos funcionais capazes de adsorver ou quelar íons metálicos. Para a realização das medidas foi utilizada a técnica de voltametria adsortiva de redissolução anódica por voltametria de pulso diferencial, onde a etapa de pré-concentração de mercúrio foi realizada em potencial de circuito aberto, e posteriormente o eletrodo foi levado até a solução contendo íons zinco e submetido a aplicação de um potencial de redução e por fim a varredura de potencial no sentido anódico. Uma vez investigada e comprovada a potencialidade de pré-concentração do biochar, os parâmetros envolvidos no processo de pré-concentração e na técnica empregada foram estudados e determinadas quais as melhores condições empregadas. Os parâmetros estudados foram: composição em da pasta de carbono % (m/m) de biochar, grafite e óleo mineral, pH da solução de pré-concentração, concentração dos íons Hg2+ na solução de pré-concentração, tempo de deposição em potencial de circuito aberto, pH da solução de leitura, potencial de redução, tempo de redução, amplitude de pulso de potencial e tempo de pulso. Os melhores resultados foram obtidos utilizando as seguintes condições: 20% de biochar, 25% de óleo mineral e 55% de grafite; tampão acetato pH 6; 1,0x10-4 mol L-1 de Hg2+; 120 segundos, tampão acetato pH 5; potencial de -1,3 V; 100 mV e 100 ms, respectivamente. A partir da curva realizada foi observado um intervalo útil de concentração (LDR) de 5,0x10-7 mol L-1 a 3,0x10-5 mol L-1 de Zn2+, uma sensibilidade de 5,18 A L mol-1 e limite de detecção (LOD) e quantificação (LOQ) de 1,73x10-7 mol L-1 e 5,78x10-7 mol L-1, respectivamente. As amostras analisadas foram colírio (Legrand) e pomada para assaduras (Hipoglo's), e ambas as amostras apresentaram valores aproximados aos obtidos por ICP-OES como método de comparação. Os próximos passos para o projeto consistem no estudo para avaliar possíveis interferentes, repetibilidade e reprodutibilidade das análises. Posteriormente, tentar adequar o sistema avaliado (biochar/íons Hg2+) a uma plataforma descartável (eletrodos impressos).