1146
Título
AVALIAÇÃO VOLTAMÉTRICA DE ELETRODOS DE PASTA DE CARBONO MODIFICADOS COM LINBMOO6 VISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENSORES ELETROQUÍMICOS
Aluno: Gustavo Martins - PIBIC/CNPq - Curso de Química (MT) - Orientador: Luiz Humberto Marcolino Junior - Departamento de Química - Área de conhecimento: 10604006 - Palavras-chave: eletroanalitica; eletrodo modificado; linbmoo6.
No presente trabalho foi investigado o comportamento voltamétrico do LiNbMoO6 e avaliada a potencialidade desse material na construção de um sensor eletroquímico para a determinação de dopamina (DA). A DA é um importante neurotransmissor associado ao controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória. A desregulação deste neurotransmissor está associada a transtornos como Parkinson e esquizofrenia, o que torna de extrema importância a quantificação desta substância. Eletrodos de pasta de carbono modificados (EPCM) são geralmente preparados com um aglutinante (óleo mineral), pó de grafite e um agente modificador, no caso o LiNbMoO6. A estratégia de preparação de uma pasta de carbono modificada foi adotada devido ao fato do material modificador ser insolúvel. Para a realização das medidas foi utilizado um potenciostato e uma célula eletroquímica convencional de três eletrodos submetida a condições de voltametria cíclica (faixa de potencial adequada e velocidade de varredura de 25 mV s-1). O comportamento voltamétrico verificado para o LiNbMoO6 apresentou processos redox característicos do molibdênio que podem ser utilizados como mediador de redox para espécies de interesse, como a DA. Eletrodos de pasta de carbono com composição de 25% (m/m) de óleo mineral, 10% (m/m) do LiNbMoO6 e 65 %(m/m) de pó de grafite foram utilizados para verificar a influência da solução de leitura. Até o presente momento foram testadas soluções tampão acetato 0,1 mol L-1 (pH 4,5), tampão fosfato 0,1 mol L-1 (pH 4,5), HCl 0,1 mol L-1, H2SO4 0,1 mol L-1 e HNO3 0,1 mol L-1. Os melhores resultados foram obtidos em solução de HNO3, porém, estudos com eletrólitos contendo outros cátions (Na+, K+ e Li+) ainda serão realizados. Como perspectivas futuras pretende-se realizar a otimização dos parâmetros pertinentes, como exemplo, composição da pasta de carbono, pH do eletrólito, faixa útil de potencial, velocidade de varredura entre outros. Uma vez realizada a investigação dos parâmetros mencionados, será realizada a avaliação do modificador com relação a DA. Se comprovada eficiência, uma curva analítica para determinação de DA será construída e os parâmetros de mérito (região linear, limites de detecção e quantificação) serão verificados. O desempenho analítico do eletrodo irá permitir verificar a potencialidade do sensor proposto na determinação de DA em amostras reais (comerciais). A influência de possíveis espécies concomitantes sobre a resposta voltamétrica também será avaliada.