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Título
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: PERCURSOS ENTRE O ACESSO, O RENDIMENTO E A PERMANÊNCIA

Aluno: Matheus Eduardo Rodrigues Martins - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Rosa Amalia Espejo Trigo - Departamento de Psicologia - Área de conhecimento: 70705003 - Palavras-chave: políticas de ações afirmativas; permanência; discriminação racial.

Desde a implementação das Políticas de Ações Afirmativas, a universidade pública brasileira passou a deter novas características. Deixa de ser, pouco a pouco, um espaço composto exclusivamente pelas camadas mais altas da população e passa a abarcar grupos que antes representavam uma parcela ínfima dentre os estudantes universitários. As Políticas de Ações afirmativas vêm, portanto, justamente para suprir a demanda de direitos de determinados grupos. As Políticas de Ações Afirmativas para negros é resultado de lutas históricas do movimento negro contra a discriminação racial, prezando pela diversidade cultural e procurando corrigir as enormes diferenças sociais entre a população de negros e brancos. Porém, garantir o acesso à universidade pública não é, simplesmente, possibilitar a aprovação no vestibular. É possibilitar que, diante das desigualdades sociais e históricas, o aluno negro que adentra nesse ambiente antes inexplorado possa nesse permanecer e adquirir o conhecimento que possibilite seu desenvolvimento e inserção na sociedade, em espaços historicamente negados. Esta pesquisa tem como objetivo, portanto, de fazer um levantamento e análise dos processos/projetos/ações implementados para promover o rendimento e a permanência dos estudantes negros. Metodologicamente optou-se por fazer um levantamento bibliográfico tendo como descritores as palavras ações afirmativas, rendimento e/ou permanência. Para tanto, foi pesquisada a produção intelectual dos programas de pós-graduação em Educação disponibilizados no sistema webqualis, selecionando os artigos da classificação A1, A2, B1 e B2 e também outras coleções de revistas cientificas. Considerou-se também a aplicação de entrevistas semi-estruturadas em alunos cotistas raciais de distintos cursos da UFPR. A análise desses dados é subsidiada pela leitura de autores que são referências em temas relacionados com teorias raciais e ações afirmativas, tal como Guimarães (1999, 2003), Munanga (2008), Feres Junior (2005, 2013), entre outros. Pesquisas realizadas em distintas universidades (Bezerra e Gurgel, 2011; Velloso, 2009; Deps, 2009) apontam para a importância da implementação de políticas de permanência especificas para os alunos cotistas, como também assentem que não há diferenças significativas de rendimento entre estes alunos e os que ingressam pela via geral. Destaca-se dos relatos dos alunos entrevistados, como fatores propulsores do rendimento e a permanência, a participação em projetos como o Afro-atitude e Conexão de Saberes, que possibilitam interação, identidade racial e conhecimento