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Título
INTEGRAÇÃO DA PLANILHA DE DADOS SOBRE PERCEPÇÃO DE RISCO: UMA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE RISCO DE JOVENS NO TRÂNSITO E O EXCESSO DE VELOCIDADE
Aluno: Daiane Slaga Paraízo - IC-Voluntária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Iara Pichionni Thielen - Departamento de Psicologia - Área de conhecimento: 70700001 Palavras-chave: percepção de risco; trânsito; jovens.
Este estudo aborda a percepção de jovens motoristas acerca dos riscos percebidos no trânsito. Paul Slovic e Maria Luíza Lima abordam as principais vertentes do estudo do risco na Psicologia. A revisão teórica focaliza a distinção entre a concepção dos técnicos e dos leigos sobre os riscos, o otimismo irrealista, dados que demonstram a importância do estudo centralizado na tomada de decisão no trânsito, há estudos sobre excesso de velocidade, entre outros. A integração das planilhas de dados organizou e reuniu as respostas dos sujeitos de 18 a 25 anos em uma planilha única, possibilitando análises futuras sobre cada um dos fatores abordados no instrumento de pesquisa do Núcleo de Psicologia do Trânsito (NPT): excesso de velocidade, beber e dirigir, avançar o sinal vermelho e falar ao celular enquanto dirige. A planilha final contém 101 sujeitos de 19 a 25 anos, já que responder à pesquisa demandava possuir Carteira Nacional de Habilitação e muitas pessoas com 18 anos ainda não a possuíam. Uma análise de dados foi conduzida e o fator excesso de velocidade foi o escolhido para análise neste estudo, porém a planilha organizada permite investigar outros fatores para futuras análises. As perguntas utilizadas para esta análise foram: idade, frequência com que excede a velocidade, quantidade de risco no excesso de velocidade, tipos de risco, superação desses riscos, benefício percebido em exceder a velocidade, motivos que levariam a exceder e não exceder a velocidade, se houve envolvimento em acidente ao exceder a velocidade permitida e se já foi multado por cometer a infração. Na última questão do instrumento é pedido que as quatro infrações sejam numeradas de 1 (mais arriscado) a quatro (menos arriscado) e a excessiva maioria dos participantes respondeu que beber e dirigir é o comportamento mais arriscado, sendo que o excesso de velocidade é uma grande causa de acidentes também. A análise de dados mostrou que os sujeitos mais novos percebem que há muito risco em exceder a velocidade, nunca foram multados e quase nunca cometem a infração. Com o aumento da idade, a confiança em exceder a velocidade aumenta, assim como a percepção de que não é tão arriscado exceder a velocidade do que cometer outras infrações.Sujeitos acima de 21 anos demonstram perceber que exceder é necessário nas vias, e dizem conseguir superar o risco e poucos se envolveram em acidente enquanto estavam acima do limite de velocidade. A questão do otimismo irrealista é muito presente, pois o excesso de velocidade é visto como necessário e pouco perigoso em relação a outras infrações.