1082

Título
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – PROGRAMA DE INTERVENÇÃO ESCOLAR

Aluno: Claudiany Ferreira dos Santos - IC-Voluntária - Curso de Medicina (MT) - Orientador: Suzana Nesi-França - Departamento de Pediatria - Área de conhecimento: 40101088 - Palavras-chave: diabetes mellitus 1; intervenção escolar; crianças e adolescentes - Colaborador: Ana Maria Ulbricht Gomes, Thais Milioni Luciano, Rafaella Jugend.

Introdução:O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica frequente na infância e adolescência e a incidência está em ascensão nos últimos anos no mundo todo. O DM1 necessita de manejo adequado, que depende de diagnóstico precoce, para diminuir os riscos de quadros de cetoacidose. Para que o diagnóstico se dê precocemente, é preciso o preparo dos profissionais da saúde e conhecimento da população sobre a doença. O tratamento exige envolvimento da família e escola, haja vista a criança passar grande parte de seu tempo na escola. Objetivo:Alertar sobre o quadro clínico da DM1 na infância e adolescência e orientar sobre cuidados no ambiente escolar para que as crianças portadoras de DM1 possam desfrutar de qualidade de vida. Material e Métodos: Desenvolvimento de programa de educação em diabetes nas escolas de Curitiba, com aulas interativas ministradas para alunos e professores de escolas de ensino fundamental 2 (6º. ao 9º. ano), tanto públicas quanto privadas. Foi desenvolvido material didático para informação sobre a doença e cuidados necessários para os portadores de DM1. Foi elaborado também um questionário para ser aplicado aos alunos antes e após as aulas e aos professores antes das aulas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFPR, pela Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Educação. Os professores e pais ou responsáveis assinaram termo de consentimento e os adolescentes termo de assentimento para participação no estudo. Resultados: O projeto encontra-se em andamento e os resultados serão apresentados no EVINCI 2014, com dados sobre o conhecimento que alunos e professores possuíam antes e depois das aulas. Resultados preliminares mostram que há pouco conhecimento dos profissionais das escolas sobre o assunto.