1020

Título
ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES EM COLOMBO-PR: CORRELAÇÃO ENTRE MEDIDAS DE CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

Aluno: Jaqueline Campanha Alcine - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Nutrição (MT) - Orientador: Suely Teresinha Schmidt - Departamento de Nutrição - Área de conhecimento: 40000001 - Palavras-chave: adolescentes; circunferência da cintura; índice de massa corporal - Colaborador: Emanuele de Araújo Valentim.

A adolescência é definida pela World Health Organization (WHO) como a faixa etária compreendida entre 10 a 19 anos, sendo considerada uma fase peculiar da etapa evolutiva do ser humano por abranger o processo de maturação sexual, o desenvolvimento e o crescimento. Nas últimas décadas, as mudanças no padrão mundial de consumo alimentar contribuíram para o aumento da prevalência de excesso de peso em adolescentes em idades cada vez mais precoces. Tal situação, desperta a necessidade de utilização de indicadores sensíveis à deposição de gordura em adolescentes, para garantir uma intervenção precoce e uma vida mais saudável durante a fase adulta. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo verificar a correlação entre as medidas da circunferência da cintura e IMC em adolescentes. Trata-se de uma amostra representativa de 1360 adolescentes matriculados na rede pública estadual de Colombo. Foram coletados dados de peso, estatura e a circunferência da cintura nos seguintes pontos anatômicos: ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca, sobre a cicatriz umbilical e a menor circunferência torácica. Os dados foram coletados e digitados em um banco de dados do Software Microsoft Office Excel®, versão 2007 e analisados no software estatístico SPSS versão 20.0. Dos 1360 adolescentes avaliados, 42,1% (n=573) eram do sexo masculino e 57,9% (n=787) do sexo feminino; 71,5% (n=974) apresentaram eutrofia e 28,4% (n=386) apresentaram excesso de peso. As circunferências da cintura aferidas nos adolescentes com idade entre 10 a 14 anos do sexo masculino, 10 a 13 anos e 14 a 19 anos do sexo feminino tiveram forte correlação com o IMC (r<0,8; p<0,05). Para os adolescentes do sexo masculino com idade entre 15 a 19 anos, as circunferências da cintura aferidas sobre a cicatriz umbilical e o ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca, apresentaram correlação moderada (r<0,8; p<0,05) com o IMC. Além disso, todas as medidas de circunferência da cintura aferidas nos diferentes pontos anatômicos tiveram forte correlação entre si (r<0,8; p<0,05), sugerindo que são medidas semelhantes. Tais resultados demonstram a correlação entre as medidas de circunferência da cintura e o IMC e entre as medidas aferidas nos diferentes pontos anatômicos, indicando que podem ser utilizadas para a avaliação complementar do diagnóstico nutricional de adolescentes e no diagnóstico precoce de síndrome metabólica nessa população.