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Título
PRODUÇÃO SONORA PARA AUDIOVISUAL INTERATIVO

Aluno: Lucas Henrique Serpe Diaz - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Música - Licenciatura (T) - Orientador: Debora Regina Opolski - Departamento de Música - Área de conhecimento: 80303030 - Palavras-chave: trilha sonora; obras interativas; audio visual não-linear - Coorientador: Maurício Dottori - Colaborador: Alexandre Campos.

Este trabalho tem o intuito de discutir questões sobre a trilha sonora em obras audiovisuais não lineares. Com o intuito de resolver a questão da continuidade e interação entre os fragmentos do vídeo, o trabalho apresenta uma estratégia de composição baseada nas idéias da música aleatória e em exemplos de interatividade em jogos eletrônicos. Em um primeiro momento da pesquisa, buscou-se investigar o plano sonoro em obras audiovisuais lineares. No cinema, por exemplo, a forma musical está diretamente relacionada ao ritmo e à narrativa do filme. O andamento e corte de cada cena mostram ao compositor sinais de transição e guiam o processo sonoro através da macro-estrutura do filme. No entanto, em obras interativas não lineares, deve-se assumir que, assim como o cineasta, o compositor não está no controle da direcionalidade da obra. Com a necessidade de pensar em um modelo composicional adequado às questões da imprevisibilidade e aleatoriedade nestas obras interativas nossa pesquisa se aproximou da música aleatória. Baseado na estratégia desta (uso de materiais fixos, porém com ordem livre) foi realizado um primeiro exercício com um protótipo de video interativo. Decidiu-se neste experimento usar os sons originais do video como material musical, desenvolvendo a partir deles a trilha sonora por processamento eletrônico. Como ferramenta para a resolução da continuidade e interação entre os fragmentos deste protótipo, utilizou-se de blocos sonoros intercambiáveis que se alternam conforme o andamento da obra. Porém, isso não foi suficiente resolver os esvaziamentos das tensões causados pelo silêncio resultante do término de um módulo e do início de outro. Trabalhou-se então com 3 categorias de blocos sobrepostos, cada qual com sua função específica, afim de ajudar a criar um caminho musical que guie o jogador na experiência do video interativo, determinando possibilidades de foco e níveis de complexidade em determinados momentos. Seguindo esta estratégia, seria possivel manter a continuidade da narrativa, encobrindo eventuais cortes na trilha e reforçando para o espectador a mudança da narrativa. Assim sendo, por mais que uma cena seja modificada bruscamente, esta transição deverá soar natural para o ouvinte e acompanhar a imagem sem recortes e sem perder a sincronia. O próximo passo da pesquisa consiste em aplicar essa estratégia na composição da trilha sonora de outros vídeos, para verificar se ela pode ser generalizada e descrita como uma possibilidade funcional para o gênero audiovisual interativo.