1016
Título
UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA, NO CONFRONTO COM ATIVIDADES DE DOCÊNCIA
Aluno: Gabriel Silveira Pfarrius - PIBIC/CNPq - Curso de Música - Licenciatura (T) - Orientador: Rosane Cardoso de Araújo - Departamento de Música - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: motivação e música; estágio de docência; crenças de autoeficácia.
Esta pesquisa traz como objetivo geral verificar níveis de crenças de autoeficácia de alunos em fase de estágio, do curso de licenciatura em música, no confronto com atividades de docência. O referencial teórico tem base em estudos da Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura, com ênfase na sua construção central: as crenças de autoeficácia, que são fatores que condicionariam o funcionamento humano por meio do julgamento das próprias capacidades em executar diferentes atividades. A metodologia consistiu no estudo de levantamento (ou survey) utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. Adaptamos para este estudo a escala de avaliação das crenças de autoeficácia de professores de música, desenvolvida por Cereser. A partir desse instrumento, originalmente elaborado para professores já atuantes na educação básica, foram feitas modificações necessárias para a população desta pesquisa. A escala foi testada, inicialmente, em um estudo piloto para análise da confiabilidade e coerência interna das questões, com 10 alunos de uma turma de estágio do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPR, que não apresentaram problemas em responder as questões. Após o teste piloto, a escala foi aplicada à população definitiva desta pesquisa, composta por 15 alunos que cursavam a disciplina de Prática de Docência e Ensino de Música II, do sétimo período do curso de Licenciatura em Educação Musical da UFPR, e que atuavam na educação básica como professores estagiários ministrando aulas de música. Verificou-se por meio de análises desses dados que, no geral, foram atribuídos índices moderados de crenças de autoeficácia quanto aos aspectos do trabalho docente levantados no questionário. Índices mais altos, relacionados ao domínio de conteúdos musicais, demonstraram boa percepção de competência; e os índices mais baixos corresponderam ao domínio de sala, isto é, o gerenciamento do comportamento dos alunos no aspecto disciplinar.