0999
Título
PESQUISA DE ESCHERICHIA COLI E DE SALMONELLA NO CONTEÚDO DA VESÍCULA BILIAR DE BOVINOS PORTADORES ABATIDOS EM ABATEDOURO
Aluno: Miguel Ângelo Jarek - Pesquisa voluntária - Curso de Medicina Veterinária - Curitiba (MT) - Orientador: José Francisco Ghignatti Warth - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50502034 - Palavras-chave: escherichia coli; salmonella; vesícula biliar - Coorientador: Cybelle de Souza - Colaborador: Henrique da Silva Corrêa.
A colibacilose neonatal bem como a salmonelose dos bezerros são consideradas como as principais doenças infecciosas contagiosas que afetam esses animais durante os primeiros meses de vida atingindo principalmente criações que visam a exploração leiteira. A transmissão desses patógenos nas propriedades rurais ocorre através da sua presença em animais adultos considerados portadores assintomáticos. A detecção destes patógenos em portadores pode ser realizada através da cultura ante mortem e post mortem sendo realizada principalmente do conteúdo fecal. Na presente pesquisa foram realizados 200 exames bacteriológicos no conteúdo de Vesícula Biliar para estes dois patógenos, tendo sido concomitantemente colhidas 100 vesículas com o objetivo de verificar a presença de lesões causadas pela infecção na superfície epitelial do orgão. No total 34 (17%) isolados foram identificados como Escherichia coli. Sabe-se que os principais patotipos desta espécie bacteriana afetando entericamente os bezerros enquadram-se como pertencentes ao grupo das ETEC e STEC, no entanto, para isso, será necessário a identificação preliminar de determinados genes para a realização deste enquadramento. Provavelmente estas cepas isoladas deste ambiente extra-intestinal pertençam ao patotipo denominado de SEPEC (Extra-intestinal e septicêmico) sendo de mais rara ocorrência. Para verificar a capacidade invasiva destas cepas foram aleatoriamente escolhidas cinco vesículas biliares tanto de amostras positivas para este patógeno quanto de negativas sendo submetidas ao exame histopatológico. A presença bacteriana na cavidade deste orgão revelou a presença de um infiltrado inflamatório linfoplasmocitário difuso, moderado a acentuado na submucosa, acompanhado por acentuada hiperplasia de folículos linfoides sugerindo uma infecção tecidual. Estas alterações histopatológicas não foram visualizadas nas amostras negativas para E. coli. Igualmente não foram isoladas cepas bacterianas do gênero Salmonella. Este estudo revelou a importância do processamento térmico adequado em fragmentos de fígado bovino na alimentação humana devido ao potencial zoonótico que estas cepas entéricas podem apresentar.