0991

Título
AVALIAÇÃO DO GANHO DE PESO DE FRANGOS DE CORTE TRATADOS COM EXTRATO DE PLANTAS E SUBMETIDOS A DIFERENTES DESAFIOS INFECCIOSO E NUTRICIONAL

Aluno: Lucas Schmidt Bassi - IC-Voluntária - Curso de Zootecnia (MT) - Orientador: Elizabeth Santin - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50403001 - Palavras-chave: aditivos para frangos; coccidiose; ganho de peso - Colaborador: Jéssica Giuriatti, Antonio Leonardo Kraieski.

Alcalóide quartenário de Benzofenantridina e protopina é um fitobiótico com função anti-inflamatória. Na avicultura, pode ser usado para amenizar as lesões e os efeitos negativos causados pelo consumo de rações de baixa qualidade ou agentes infecciosos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o ganho de peso de frangos de corte submetidos a diferentes desafios vacinais e nutricionais, após a aplicação deste fitobiótico na água de bebida. O experimento foi realizado no Centro de Estudos da Resposta Imunológica nas Aves (CERIA). Foram utilizadas 40 aves distribuídas uniformemente em 8 tratamentos com 5 repetições, sendo cada ave uma repetição. Os tratamentos foram: Ração de baixa qualidade com desafio infeccioso com fitobiótico (T1); Ração ruim com desafio infeccioso sem fitobiótico (T2). As aves foram alojadas até os 29 dias de idade em salas separadas, porém idênticas, com pressão negativa e previamente limpas e desinfetadas. Foi mantida temperatura ideal adequada para a idade das aves, com fornecimento de água e ração ad libitum. As dietas fornecidas foram formuladas contendo os níveis nutricionais iguais ou superiores aos recomendados por Rostagno (2011). Para a ração ruim, foi utilizado milho de baixa qualidade nutricional e com micotoxinas. O desafio vacinal consistiu de aplicação ao primeiro dia de vida das aves uma dose de 0,5 mL via oral de vacina COCCIDIVAC©-D, sendo esta dose 15x maior que a recomendada pelo fabricante, para fins de indução de Coccidiose. O fitobiótico foi aplicado aos 24 dias de idade, na concentração de 10 gramas por litro de água de bebida dos frangos. As aves foram então pesadas aos 24 dias e aos 29 dias de idade para obtenção dos dados de ganho de peso neste período, os quais foram comparados estatisticamente através de análise de variância (ANOVA) e posterior teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os dados de ganho de peso obtidos, em gramas, foram: 469,55±18,06 nas aves dos tratamentos com fitobiótico e 443,35±21,69 nos tratamentos sem fitobiótico. Embora a análise estatística tenha indicado que não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos, as aves que receberam o fitobiótico apresentaram um maior ganho de peso, sendo possível que se o produto fosse oferecido por mais tempo, tivéssemos melhores resultados.