0977
Título
AVALIAÇÃO DO EFEITO IMEDIATO E PERSISTENTE DE DIFERENTES SOLUÇÕES ANTISSÉPTICAS NA ANTISSEPSIA DAS MÃOS DE CIRURGIÕES EM TREINAMENTO
Aluno: jordana andreis - IC-Voluntária - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Fabíola Bono Fukushima - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50500007 - Palavras-chave: antissepsia; mãos; cirurgião - Coorientador: Olicies da Cunha - Colaborador: Gustavo Aléssio Trevisan, Paula Pavanato Julião, Edna Tereza.
As infecções do sítio cirúrgico são responsáveis pala maioria dos casos de morbi-mortalidade pós-operatória, sendo a pele do cirurgião uma importante fonte de patógenos que contribuem para esse curso. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos imediato e persistente de gluconato de clorexidina 4% degermante e polivinilpirrolidona (PVPI) degermante na pele de cirurgiões em treinamento, que realizaram ovariossalpingo-histerectomia eletiva em cadelas. Para isso foram avaliadas a mão dominante de 16 cirurgiões, que aleatoriamente realizaram a antissepsia com gluconato de clorexidina 4% degermante (grupo I) ou com polivinilpirrolidona (PVPI) degermante (grupo II) pela técnica anatômica, com duração da escovação de pelo menos três minutos. Foram colhidas amostras pelo rolamento de swabs na face ventral da mão dominante antes da antissepsia (T0), imediatamente após a antissepsia e secagem das mãos (T1) e ao final da cirurgia, logo após a remoção das luvas (T2), 90 minutos após a antissepsia. As amostras foram plaqueadas em ágar Brain and heart infusion (BHI) e incubadas a 37ºC por 48 horas, sendo avaliadas após esse período quanto ao número de unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro de amostra. As medianas do número de UFC/ml foram submetidos a análise estatística não paramétrica, pelos testes de Mann Whitney (comparação dois a dois) e Friedman (comparação entre tempos em cada grupo) e comparação post hoc pelo teste de Dunn, com nível de significância de 5%. Em T0, a mediana foi de 3 UFC/ml para o grupo I e de 4 UFC/ml para o grupo II, sem diferença significativa entre os dois grupos. A mediana foi igual a zero para os demais tempos de avaliação para os dois grupos, sem diferença significativa entre tratamentos e entre tempos. Esses resultados mostram que a técnica de antissepsia anatômica, iniciando pela escovação das pontas dos dedos e seguindo de forma sistemática para as faces palmar, dorsal, lateral e espaço interdigital e o tempo de escovação de pelo menos três minutos, permite a redução da contagem bacteriana, independente da solução antisséptica utilizada.