0969

Título
ANTIOXIDANTES NA DIETA DE REPRODUTORES MACHOS DE FRANGOS DE CORTE SOBRE O NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDES NA MEMBRANA VITELÍNICA DE OVOS INCUBÁVEIS

Aluno: Heloísa Laís Fialkowski Bordignon - Pesquisa voluntária - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Jovanir Inês Müller Fernandes - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50403001 - Palavras-chave: perfurações espermaticas; cantaxantina; galos - Coorientador: Gustavo Eugênio Triques - Colaborador: Patrícia Fernanda dos Santos Marques, Bruna Vieira Lemke, Cassiano Leopoldo Busatta Pasa.

O stress oxidativo leva à danos na membrana plasmática do espermatozóide com conseqüente redução da motilidade e contribuindo para a infertilidade. Apesar do plasma seminal e os espermatozóides conterem enzimas e vitaminas antioxidantes que protegem a membrana espermática, da peroxidação, esta atividade enzimática antioxidante dos espermatozóides se torna menor com o envelhecimento dos galos. O experimento foi conduzido num matrizeiro comercial, com 4 aviários contendo em média 10.000 matrizes (cerca de 1.000 galos e 9.000 galinhas) em cada um dos aviários com 50 semanas de idade. Em 2 aviários, os galos receberam dieta comercial específica para machos e nos outros 2 aviários, os galos receberam a dieta suplementada com antioxidantesAs rações dos machos foi suplementada da seguinte forma: A - ração comercial, B - Ração comercial + blend composto por 8ppm de cantaxantina (CarophyllRed 10%); + licopeno 40ppm (Lycopene 10%) + 150 ppm de vitamina C (Rovimix C-EC 97,5%). Na 59ª, 62ª e 66ª semana de idade dos galos foram coletados 30 ovos de cada aviário (60 ovos por tratamento) para contagem do número de perfurações espermáticas na membrana vitelínica. Às 68 semanas de idade foram avaliadas as cristas (espessura e peso) e barbela (comprimento, largura e peso), testículos (peso e pero relativo: % em relação ao peso vivo) de todos os galos. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando-se o programa SAS. Foi observado aumento do peso vivo, peso absoluto e relativo do testículo, peso e espessura da barbela e peso da crista em galos suplementados com antioxidantes. O número de perfurações espermáticas na membrana perivitelínica de ovos incubáveis também foi maior em galos suplementados quando comparados com os galos que não foram suplementados. A suplementação de uma combinação de antioxidantes nas dietas de galos na fase pós-pico pode ser uma importante ferramenta na manutenção dos níveis de fertilidade de reprodutores de frangos de corte.