0968
Título
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES SOLUÇÕES ANTISSÉPTICAS NO PREPARO DO CAMPO OPERATÓRIO DE CÃES SUBMETIDOS A OVARIOSSALPINGO-HISTERECTOMIA
Aluno: Gustavo Aléssio Trevisan - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Fabiola Bono Fukushima - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50501020 - Palavras-chave: antissepsia; cão; infecção cirúrgica - Coorientador: Olicies da Cunha - Colaborador: Jordana Andreis, Arielle Aparecida Lara, Edna Tereza Lima.
As infecções cirúrgicas são complicações que podem levar a consequências desastrosas na rotina veterinária como atraso na cicatrização da ferida cirúrgica ou deiscência dos pontos. A preparação pré-operatória do paciente, aliada aos cuidados no trans e pós-operatório, são os principais meios de evitar essas infecções. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo comparar o potencial de redução bacteriana imediato e persistente proporcionado pelas combinações de antissépticos iodopovidine degermante-álcool 70º-iodopovidine tópico, clorexidine degermante 4%-álcool 70º e iodopovidine degermante-iodopovidine tintura. Para tanto foram utilizadas 30 cadelas, sem raça definida, que foram submetidas a ovariossanpingo-histerectomia eletiva. Foram colhidos swabs de pele após a tricotomia da região abdominal ventral (T0), imediatamente após a antissepsia (T1), ao final da cirurgia (T2) e duas horas após o final do procedimento (T3). As amostras foram plaqueadas em ágar Brain and heart infusion (BHI) e incubadas a 37ºC por 48 horas, sendo avaliadas após esse período quanto ao número de unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro de amostra. Os dados foram submetidos a soma de uma constante e transformação logarítmica para normalização, análise de variância e comparação entre grupos pelo teste de Student-Newman-Keuls, com nível de significância de 5%. Foi observada diferença significativa no efeito antisséptico entre os grupos que utilizaram clorexidine degermante 4% (1,1 UFC/ml) e iodopovidine tintura (1,26 UFC/ml) quando comparados ao grupo que utilizou iodopovidine tópico (2,5 UFC/ml), sendo o clorexidine degermante 4% o antisséptico mais efetivo, porém estatisticamente igual ao iodopovidine tintura. Houve diferença estatística entre os tempos, sendo o efeito imediato o melhor resultado. Não houve diferença significativa para a interação tratamento e tempo entre os grupos. Assim, pode-se concluir que clorexidine degermante 4% e iodopovidine tintura apresentam um maior potencial de redução bacteriana imediato quando comparado ao iodopovidine tópico.