0946

Título
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ANTIOXIDANTES NA DIETA DE REPRODUTORES MACHOS DE FRANGOS DE CORTE SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO E MUSCULAR DA PROGENIE

Aluno: Camila de Souza Oro - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Jovanir Inês Muller Fernandes - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50403001 - Palavras-chave: antioxidandes; desempenho; progenie - Coorientador: Lidiane Boareto Scapini - Colaborador: Jean Contini, Daiane Horn, Cassiano Pasa.

O stress oxidativo leva à danos na membrana plasmática do espermatozóide com consequente redução da motilidade e contribuindo para a infertilidade. Apesar do plasma seminal e os espermatozóides conterem enzimas e vitaminas antioxidantes que protegem a membrana espermática, da peroxidação, esta atividade enzimática antioxidante dos espermatozóides se torna menor com o envelhecimento dos galos. O experimento foi conduzido num matrizeiro comercial, com 4 aviários contendo em média 10.000 matrizes (cerca de 1.000 galos e 9.000 galinhas) em cada um dos aviários com 50 semanas de idade. Em 2 aviários, os galos receberam dieta comercial específica para machos e nos outros 2 aviários, os galos receberam a dieta suplementada com antioxidantesAs rações dos machos foi suplementada da seguinte forma: A - ração comercial, B - Ração comercial + blend composto por 8ppm de cantaxantina (CarophyllRed 10%); + licopeno 40ppm (Lycopene 10%) + 150 ppm de vitamina C (Rovimix C-EC 97,5%). Na 66ª semana foram coletados ovos dos 4 aviários, os quais após a devida identificação foram incubados em incubatório comercial da Agroindústria local. Foram utilizados 288 pintos de corte machos de 1 dia de idade, os quais foram alojados de acordo com o delineamento na granja. Foi avaliado desempenho produtivo e coletado amostras de tecido muscular para análise histoformométricas. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando-se o programa SAS. Aos 7 dias de idade não foi observado efeito do tratamento dietético dos galos sobre o desempenho produtivo,desenvolvimento muscular do peito e número e diâmetro das fibras musculares. Aos 35 dias de idade, observou-se maior ganho de peso e melhor conversão alimentar da progênie oriunda de reprodutoires suplementados com o blend de antioxidantes. Para o rendimento de carcaça e de cortes comerciais não foi observado efeito da suplementação dietética dos reprodutores. A adição de substâncias antioxidantes nas dietas para reprodutores pode, além de exercer efeitos benéficos na proteção da célula espermática frente à ação de radicais livres, proteger o DNA espermático dos efeitos oxidativos e influenicar o desempenho produtivo da progênie.