0943
Título
PESQUISA DE SALMONELLA SPP. E CORYNEBACTERIUM SPP., EM SWABS DE CLOACA DE ARARAS (ARARA-CANINDÉ, ARARA-VERMELHA E ARARA-AZUL)
Aluno: Bruna Todeschini Vieira - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Edna Tereza de Lima - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50503014 - Palavras-chave: salmonella spp.; araras; corynebacterium spp. - Coorientador: Mathias Dislich - Colaborador: Flávia Bender, Débora Buss, Anorita Vendrame.
O presente estudo teve por objetivo pesquisar Salmonella spp. e Corynebacterium spp. de swabs cloacais de Araras de diferentes recintos do Parque das Aves/Foz do Iguaçu - PR. Foram realizadas duas coletas de swabs cloacais, totalizando 42 amostras para Corynebacterium spp. e 42 amostras para Salmonella spp. Todas as amostras (swabs) foram acondicionadas em meio de transporte (Amies). Imediatamente após a chegada ao laboratório, os swabs coletados para Corynebacterium spp. foram transferidos para tubos contendo 5mL de Caldo de Infusão Cérebro e Coração (BHI), com incubação a 37°C por 24 horas. Posteriormente, as culturas foram semeadas em Ágar Sangue de ovino a 5% e incubadas a 37°C por 48 horas. Após o período de incubação, foram verificadas desenvolvimento de colônias, as quais foram submetidas à coloração de Gram. Dez amostras apresentaram um crescimento de colônias características, porém na coloração de Gram não foram observados morfologia de cocos-bacilos Gram-positivos, condizentes com Corynebacterium spp. em nenhuma das amostras. Os swabs cloacais coletados para isolamento de Salmonella spp. foram pré-enriquecidos em 5mL de solução salina peptonada 1% tamponada, incubadas a 37°C por 24 horas. Posteriormente, alíquotas de 1mL foram transferidas para 10mL de caldo de enriquecimento seletivo (Tetrationato e Selenito/Cistina), levados as mesmas condições de incubação. Em sequência, as culturas foram semeadas em Ágar Xilose-Lisina Desoxicolato (XLD) e Ágar Verde Brilhante (AVB), incubadas a 37°C por 24 horas. Após o período de incubação, foram selecionadas colônias que apresentaram morfologia típica de Salmonella spp., as quais foram submetidas as provas bioquímicas preliminares como: caldo de Uréia, Ágar Tríplice Acúcar Ferro (TSI), Ágar Lisina Ferro (LIA) e Ágar Sulfato Indol Motilidade (SIM), com incubação a 37ºC por 24 horas. Amostras que apresentaram resultados característicos para Salmonella spp. foram processadas aos testes de Soroaglutinação rápida com anti-soro polivalente "O" (somático) e anti-soro polivalente "H" (flagelar). Seis amostras foram submetidas às provas sorológicas, as quais os resultados foram negativos. Os resultados negativos eram esperados aos animais, e são satisfatórios, visto que a Salmonelose é uma preocupação para saúde pública, além de poder afetar a saúde dos animais. Continuaremos com os trabalhos envolvendo a reintrodução dos animais ao habitat, e os problemas relacionados.