0925

Título
CRESCIMENTO DE ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA EM SISTEMA AUTOMATIZADO DE ALIMENTAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR

Aluno: Aline Alexandra Adam - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Medicina Veterinária - Palotina (MT) - Orientador: Luciano Caetano De Oliveira - Departamento de Medicina Veterinária - Área de conhecimento: 50405004 - Palavras-chave: hapa ; piscicultura; medidas biométricas - Colaborador: Letícia Gonçalves Brisola Teixeira, Matheus Reuter Schafer.

A produção de tilápia vem se destacando na piscicultura e é uma atividade que cresce a cada ano e vem à acrescentar a renda familiar. Novas tecnologias estão sendo implantadas na tilapicultura, como o sistema de tanque redes, frequência alimentares diferenciadas e sistema automáticos de alimentação. O objetivo principal foi avaliar o crescimento de alevinos de tilápia submetido ao um sistema automatizado de alimentação. O experimento foi executado na piscicultura Sgarbi, os quais foram instalados alimentadores automáticos em 12 tanques redes (hapa) de tamanho 3,0m x 3,0m x 1,0m. Em cada hapa foram distribuídos em média 36 mil pós-larvas de tilápia oriundas de matrizes híbridas da linhagem GIFT (Genetic Improvement of Farmed Tilápia), na densidade de 4 larvas por litro. Durante os primeiros 21 dias os alevinos receberam ração em pó com 60,0mg de 17 a-metil-testosterona/Kg de ração para a reversão sexual. Após os 21 dias receberam ração extrusada moída sem hormônio masculinizante. O manejo alimentar diferenciado consistiu em três frequências de alimentação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) com três tratamentos e quatro repetições, tratamento 1 (frequência de 12 vezes ao dia), tratamento 2 (frequência de 24 vezes ao dia) e tratamento 3 (frequência de 48 vezes ao dia). A cada sete dias foram executadas coletas de indivíduos para as medidas biométricas. No processo os alevinos eram anestesiados, eutanásiados e fixados em formol a 10%. Após encaminhados para o Laboratório de Ecologia, Pesca e Ictiologia da UFPR - Setor Palotina. Os mesmos, eram pesados e aferidas as medidas biométricas necessárias. Os parâmetros de crescimento e as curvas serão geradas e quando necessário serão testados por meio de uma análise de variância (ANOVA) com nível de significância de 5% a priori a comparação das médias pelo teste Fisher (LSD) a um nível de significância de 5%. Os dados preliminares demostraram diferenças no crescimento, no entanto, as respostas dos alevinos submetidos aos tratamentos não foram testadas estatisticamente devido a necessidade de conclusão das medidas biométricas.