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Título
CONFECÇÃO E PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS SOBRE SEMIOLOGIA DO PUNHO
Aluno: Diogo Telles Dias de Moura - PIBIC-AF/CNPq - Curso de Medicina (MT) - Orientador: Eduardo Murilo Novak - Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria - Área de conhecimento: 40000001 - Palavras-chave: semiologia; punho; vídeo - Colaborador: Ana Caroline Paranhos Miksza.
Um dos grandes pilares para a formação de um bom profissional de medicina é o ensino da semiologia na formação médica, e neste processo de aprendizagem existem inúmeros desafios. Por exemplo, o aprendizado de algumas das habilidades necessárias para a formação médica em semiologia são de mais fácil compreensão por meio da visualização da manobra do que pela leitura de sua descrição, logo, o movimento pode aparentar ser de fácil execução, entretanto, tentar descrevê-lo somente em palavras muitas vezes torna-se um desafio. Ou então, a descrição do movimento é perfeita, mas a sua aplicação e reprodutibilidade deixam a desejar. Além disso, os livros de semiologia podem ser maçantes e difíceis de compreender, deste modo, seu conteúdo pode ser facilitado através de vídeos tutoriais que mostrem o que deveria ser feito de forma correta, e auxiliem no aprendizado. Este projeto objetivou criar vídeos tutoriais de procedimentos semiológicos na região do punho. As manobras semiológicas abrangeram os seguintes exames: exame da função tendinosa do punho; testes de estabilidade ligamentar do punho; e exames de inspeção, de amplitude dos movimentos e da anatomia de superfície do punho. O exame físico realizado no vídeo foi executado pelos próprios alunos. Integrantes do Grupo de Estudos de Ensino Médico e os alunos registrados no Grupo foram os representantes do vídeo tutorial. Os vídeos foram feitos em língua portuguesa e respeitando as evidências científicas mais atuais. Após a confecção do vídeo, o foco foi disponibilizar o material online, de forma gratuita e acessível. Pois assim a possibilidade de observar um vídeo, a qualquer hora, e em quase qualquer lugar, o torna uma ferramenta de acesso muito fácil e democrática, ampliando o acesso e disseminando o ensino. Permite-se, assim, maior disseminação do conhecimento, inclusive àqueles que não se encontram dentro da própria instituição.