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Título
KIT ATIVO PARA REDUÇÃO DE ARRASTO AERODINÂMICO EM VEÍCULOS PESADOS

Aluno: Victor Borges da Silva - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia Mecânica (N) - Orientador: Alysson Nunes Diógenes - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30501024 - Palavras-chave: aerodinâmica; consumo de combustível; caminhões - Colaborador: Giovanny Estefano Reis.

Uma solução para aumentar o rendimento dos veículos pesados são os Kits Aerodinâmicos para direcionar o fluxo de ar sobre o caminhão, diminuindo a grande resistência que o mesmo tem com o ar. Os Kits Aerodinâmicos disponíveis no mercado hoje podem reduzir o consumo de combustível, porém, devidas as suas condições estáticas, não se adaptam à situação em que o veículo se encontra. Em razão disso, está sendo proposta a criação de um kit usando tecnologia dinâmica (que se adapta a condição do veículo em um trajeto), tendo como objetivo aperfeiçoar o sistema atual. Relatos e pesquisas apontam para o consumo de combustível como a principal fonte de gastos, por exemplo, um caminhão pesado pode apresentar uma taxa de consumo entre dois e três km/l (quilômetros por litro). Um dos vários fatores que favorecem para esse alto nível de consumo de combustível é a presença de uma alta resistência aerodinâmica, e o vão entre as unidades (cabine e carreta) acentua mais ainda essa resistência, exigindo mais força do veículo e, consequentemente, maior consumo de combustível. Pesquisas indicam que em velocidades superiores a 80 km/h, mais de metade da energia usada, se destina a vencer a resistência do ar. A principal dificuldade em aplicar material para sobrepor o vão entre as unidades e diminuir a resistência do ar, são as grandes manobras exigidas, alguns momentos acontecem o movimento em "L" (efeito canivete) e a presença de um grande número de curvas acentuadas nas rodovias do país, que segundo números da CNT (Confederação Nacional do Transporte, 2011), mostram que em 36,4% dos trechos pesquisados no Brasil (equivalente a 33.736 quilômetros) foi observada a presença de pelo menos uma curva acentuada. No projeto em questão, um importante elemento de pesquisa é o coeficiente de arrasto (Cd), que é um número adimensional que influencia a força exercida sobre um objeto (Força de arrasto), por exemplo, um carro. A 120 km/h, a força agindo contra o carro é quatro vezes maior que a verificada quando o carro está a 60 km/h. A capacidade aerodinâmica é medida usando o coeficiente de arrasto do veículo, quanto mais baixo o CD, mais facilmente se move através da parede de ar contrária a ele. O objetivo principal do projeto é criar uma solução que visa diminuir o consumo de combustível através de aerodinâmica ativa, reduzindo o coeficiente de arrasto (Cd). Um detalhe importante a ser considerado é o dimensionamento correto dos defletores, pois o uso de um defletor mal dimensionado faz com que a resistência ao movimento aumente, acarretando em maior consumo de combustível.