0913
Título
ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DE UM LAB. DE CALIBRAÇÃO GEOMÉTRICA PARA MÁQUINA DE MEDIR POR COORDENADAS EM CONFORMIDADE À NORMA NBR ISO/IEC 1725:2005
Aluno: Simone Suzetti Bunick Sala - Curso de Engenharia Mecânica (MT) - Orientador: Alysson Nunes Diógenes - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30000009 - Palavras-chave: qualidade; laboratório; nbr iso/iec 17025:2005.
Com a globalização e a conscientização do mercado consumidor, a exigência no quesito qualidade cresce de maneira exorbitante. As organizações buscam evidenciar formalmente a qualidade de seus produtos, oferecendo ao cliente a alta confiabilidade. O caminho para o desenvolvimento e crescimento está na eficácia dos sistemas organizacionais. Para que o desenvolvimento ocorra é necessário identificar, descrever e analisar os fatores críticos na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, que a mobilizando os colaboradores visando o aprimoramento da qualidade de seus serviços. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise crítica de um laboratório de calibração geométrica para máquinas de medir por coordenadas em conformidade com a Norma NBR ISO/IEC 17025:2005, resultando no produto final: o Certificado de Calibração Geométrica. Desta forma, será estudado dois item na Norma. O Capítulo 4, que especifica as exigências que o laboratório deve cumprir para demonstrar que obedece aos requisitos de Sistema da Qualidade. Serão abordados assuntos como adequação das políticas e procedimentos, relatório de auditorias interna, ações corretivas e preventivas, avaliação de análise de proficiência, reclamações, controle de qualidade, relacionamento com cliente, avaliação de fornecedores e laboratórios de apoio, capacidade produtiva. Isso tudo resultará em uma documentação contendo um plano de ação que atenda os requisitos da norma em questão. O Capítulo 5 que especificam os requisitos técnicos tratam das acomodações ambientais, métodos de ensaio e de calibração, dos equipamentos, rastreabilidade de medição e calibração da amostragem, no manuseio de itens de calibração e validação de métodos, na garantia de qualidade nos resultados e na apresentação dos mesmos. A reestruturação organizacional do laboratório tem como objetivo manter o foco no cliente, fortalecer o trabalho em equipe, decisões devem ser tomadas embasadas em fatos e dados, a constância na solução de problemas e a eliminação de erros. Para isso o comprometimento é primordial. A Norma em questão dispõe de todas as condições que laboratórios desta modalidade necessitam para demonstrar que seu Sistema de Gestão da Qualidade é competente e capaz para fornecer resultados validos. Este trabalho se limita ao conteúdo de seu objetivo geral, não fazendo parte do mesmo o estudo ou mesmo os processos de acreditação junto a órgãos competentes dentro do Inmetro e a Rede Brasileira de Calibração. Como resultado iniciou-se a padronização do laboratório para atestar sua competência e o entendimento das práticas da norma.