0908
Título
REVESTIMENTOS NB/AL RESISTENTES AO DESGASTE EM TEMPERATURA
Aluno: Pedro Henrique de Araújo Sabino - Curso de Engenharia Mecânica (MT) - Orientador: Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30300002 - Palavras-chave: nióbio; revestimento; desgaste.
Equipamentos - como bombas, turbinas, válvulas, etc. - que operam a altas temperaturas sofrem desgaste excessivo, acarretando em gastos significativos no reparo e substituição dos mesmos. Este fato é muito comum nas indústrias petrolíferas e petroquímicas, que demandam cada vez mais por materiais capazes de resistir a esses meios agressivos. Porém, fazer componentes maciços torna o produto pouco competitivo e muitas vezes não atendem requisitos estruturais como a resistência mecânica e tenacidade. Para contornar esse problema, opta-se por componentes revestidos. Para responder a esses requisitos, a pesquisa tem como foco revestimentos de Nb/Al, pois o sistema Nb-Al apresenta compostos intermetálicos de grande interesse visando elevada dureza e estabilidade térmica. A técnica de produção desses revestimentos é o Plasma de Arco Transferido - PTA, do inglês, Plasma Transfered Arc - que é conhecida por produzir revestimentos de alta qualidade, densos e homogêneos, permitindo baixa diluição e distorções. As deposições em aço carbono e aço inoxidável utilizaram com misturas de pós de Nb/Al com adição de Si até 30%wt. A caracterização da microestrutura dos revestimentos é feita por microscopia óptica e confocal a laser; a determinação das propriedades mecânicas das superfícies a partir da medição de microdureza e do módulo de elasticidade. Entre os parâmetros de processamento avaliados destacasse a intensidade da corrente e a velocidade de deposição que influenciam o aporte térmico e afetam a microestrutura. Os revestimentos também serão analisados em ambientes agressivos com testes de envelhecimento acelerado de 600 a 1000 °C; teste de resistência ao desgaste a temperatura ambiente; e em função da temperatura até 850 °C.Com isso, será possível averiguar a eficiência do revestimento.