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Título
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DO AR ADMITIDO NA POTÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA EM CICLO OTTO

Aluno: Marco Alberto Bucko - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia Mecânica (N) - Orientador: Alysson Nunes Diógenes - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30504058 - Palavras-chave: temperatura do ar; ciclo otto; potência - Colaborador: Eric de Melo Gonçalves, Marco Alberto Bucko.

A preocupação cada vez maior com o meio ambiente juntamente com a utilização sustentável dos recursos não renováveis e o desejo na redução de consumo de combustíveis, por parte dos consumidores, vem de encontro com o aumento constante das exigências nas normas de emissões e criações recentes de programas, dentre eles o Inovar-Auto, o qual possui em seus objetivos, apoiar a proteção ao meio ambiente e promover a eficiência energética através de incentivos fiscais à indústria automotiva. Desta forma, torna-se essencial a necessidade de desenvolvimento de motores mais eficientes. Para isso, durante o desenvolvimento de motores, são utilizados recursos como softwares para análise computacional e elaboração de projetos, além de testes em laboratórios equipados com instrumentos de calibração e avaliação dos efeitos na combustão e por seguinte, homologação do produto. Desta forma, um dos pontos a ser observado durante uma calibração de um motor de combustão interna é a temperatura do ar admitido. Já que essa temperatura pode exercer influência durante a combustão, a qual pode resultar em perda de potência e/ou aumento do consumo de combustível. Esta pesquisa avalia uma das influências da temperatura do ar admitido em um motor que trabalha em Ciclo Otto. Assim, foi analisada a potência do motor através dos resultados de ensaios por meio da variação e controle da temperatura do ar admitido pelo mesmo. Os ensaios foram realizados com a utilização de uma pequena bancada dinamométrica fundamentada no conceito aplicado ao Freio de Prony, ligada a um motor de combustão interna de um cilindro, quatro tempos funcionando em ciclo Otto com potência máxima de 5,5 cv e um dispositivo para o controle da variação de temperatura do ar de admitido. Os resultados experimentais obtidos demonstram que com a elevação da temperatura do ar admitido, existe uma queda da potência do motor. Esses dados foram comparados, para efeito de validação, com os conceitos teóricos aplicáveis.