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Título
ESTUDO DO EFEITO DA COMBINAÇÃO MIGCC+ E MIGCA SOBRE A DILUIÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM REVESTIMENTO OVERLAY

Aluno: Luiz Felipe Beltzac - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Mecânica (MT) - Orientador: Américo Scotti - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30303052 - Palavras-chave: soldagem; revestimento; duplo pulso.

O objetivo deste trabalho é avaliar se a combinação de processos MIG/MAG no modo pulsado com duas correntes médias de forma sincronizada com a posição da tocha vai permitir um melhor desempenho do processo de revestimento soldado. Para isso, foi feita uma integração entre a fonte de soldagem e o robô utilizado para auxiliar nos movimentos de tecimento. Essa integração permite alterar programas de soldagem durante a realização da solda. Dessa maneira, foi possível soldar com correntes médias diferentes nas bordas e no centro dos tecimentos. Foram feitos corpos de prova com corrente mais alta nas bordas e mais baixa no centro, e vice-versa, corrente mais baixa nas bordas e mais alta no centro. Também foram feitos corpos de prova sem alternância de programas, ou seja, com a mesma corrente média durante todo o movimento de tecimento. A velocidade de alimentação está ligada diretamente a corrente de soldagem utilizada. Isso significa dizer que, maior corrente irá depositar mais material por intervalo de tempo. Como duas correntes médias estão sendo usadas, temos duas taxas de deposição diferentes. Afim de manter a mesma quantidade de material depositado em todos os revestimentos realizados, foi utilizada uma velocidade de soldagem ponderada. Cada corrente média (velocidade de alimentação) terá uma velocidade de soldagem correspondente para manter uma certa taxa de deposição de material. Ao utilizar duas correntes médias (duas velocidades de alimentação) no mesmo tecimento, uma velocidade de soldagem proporcional ao deslocamento em cada corrente média em relação ao deslocamento total durante o tecimento será utilizada. E também o comprimento do cordão de solda foi mantido constante. Os revestimentos foram feitos sob o material base de aço de baixo carbono. E o material de adição utilizado foi o aço inoxidável 309L. Com proteção gasosa de Ar + 3% CO2.