0887

Título
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE USO DA IMAGEM INFRAVERMELHA PARA ANÁLISE DA RESPOSTA TÉRMICA E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

Aluno: Fernanda Natascha Pimentel Freitas - PIBIC/CNPq - Curso de Ciências Biológicas (N) - Orientador: José Viriato Coelho Vargas - Departamento de Mecânica - Área de conhecimento: 30502004 - Palavras-chave: termografia; câncer de mama; infravermelha - Colaborador: Keli Cristiane Correia Morais, Gladis Galino Reisemberger.

A termografia é uma técnica que capta a energia emitida por um corpo e a converte em valores absolutos de temperaturas. Possui aplicação em diversos setores como indústria automobilística, química, aeronáutica e tem sido cada vez mais aplicada na área médica. Em aplicações clinica a imagem termográfica, analisada em softwares específicos, é utilizada como um método de diagnostico, prognóstico, tratamento e monitoramento de processos inflamatórios, cânceres, dores crônicas, doenças vasculares, e de mama entre outras enfermidades. Através da simetria bilateral do corpo humano é possível realizar imagens infravermelhas de várias regiões para detectar possíveis alterações. Atualmente existem diversas modelos de câmeras termográficas no mercado, das quais são diferenciadas principalmente por sua resolução, precisão e custo. Este trabalho consiste em comparar imagens termográficas de câmeras com diferentes especificações, que estão sendo utilizadas para detecção de tumores mamários no grupo de pesquisa em Ciências Térmicas da UFPR. Apesar de a precisão entre as duas câmeras analisas ser igual (±2°C ou 2%), a resolução da Câmera FLIR E60 (320 x 240 Pixel) é superior a da Câmera SAT (160 x 120 Pixel) influenciando diretamente na qualidade da imagem, contudo investiga-se quantitativamente se esta relação influência na delimitação de uma região de interesse.