0834

Título
LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS ATRELADA A PROJETOS SOCIAIS NOS 8º E 9º ANOS DO COLÉGIO JOÃO GUENO, EM COLOMBO

Aluno: Rosalia Rita Evaldt Pirolli - IC-Voluntária - Curso de Letras - Português (N) - Orientador: Lúcia Peixoto Cherem - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Área de conhecimento: 80106005 - Palavras-chave: letramento; letramento literário; linguística aplicada.

Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa Leitura e Sociedade: textos de gêneros discursivos variados atrelados a projetos sociais, teve por objetivo dar continuidade às reflexões do evento Ação Integrada para o Letramento, realizado em 2012, na UFPR. Baseando-se nas noções de letramento (Soares, 2010), de leiturização (Foucambert, 2009) e de letramento literário (Cosson, 2009, 2014), desenvolvemos nosso trabalho com os 9º anos do ensino fundamental do Colégio João Gueno, da cidade de Colombo. Para tanto, nossa pesquisa se organizou em três momentos. A primeira etapa consistiu na seleção do material e a sua organização em sequências didáticas. Os textos selecionados contemplavam gêneros variados, divulgadas em meios tradicionais (revistas e jornais) e eletrônicos (publicações online, portais de notícia, sites de saúde e blogs). Em seguida, conduzimos as atividades de leitura durante as aulas de Língua Portuguesa, onde estudamos os textos, dando ênfase a sua materialidade linguística e a construção da argumentação do autor. Essas atividades se deram em um módulo de cinco encontros, a respeito do tema da sexualidade, selecionado pelas pedagogas e professoras responsáveis da escola. Finalmente, os alunos foram orientados a criar e a executar um projeto de leitura que está sendo realizado junto à escola e à sua comunidade. Através da leitura dos textos - literários e não-literários, eles criaram novas narrativas que serão divulgadas no próprio contexto escolar, além de material de prevenção de gravidez precoce a ser distribuído no posto de saúde local. Pretendemos, com esse trabalho, modificar as relações que os alunos possuem com o texto escrito. Compreendemos que o indivíduo que passa a fazer uso da leitura e da escrita e a envolver-se nas práticas sociais que lhes são relacionadas sofre um processo de reorganização de seu universo simbólico e linguístico (Petit, 2008) e que isso modifica a sua relação com os outros, com a sociedade e com os bens culturais.