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Título
LEITURA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aluno: Anna Carolina Legroski - IC-Voluntária - Curso de Letras - Português (N) - Orientador: Lúcia Peixoto Cherem - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Área de conhecimento: 80200001 - Palavras-chave: letramento; gêneros textuais; incentivo à leitura - Colaborador: Luciane Boganika.
O projeto “Leitura e sociedade: textos de gêneros discursivos variados atrelados a projetos sociais”, vinculado à Iniciação Científica e sob orientação da professora Lúcia Cherem, visa, a partir do conceito de pesquisa-ação, levar para a sala de aula a pesquisa e reflexão que vem sendo desenvolvida desde 2007, com o projeto “Ação Integrada para o Letramento”, que consiste no trabalho efetivo com a materialidade linguística de textos de diferentes gêneros com os alunos. Neste contexto, o presente trabalho problematiza uma prática realizada no primeiro semestre de 2014, em uma turma de ensino médio de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola curitibana, onde foram feitas intervenções durante as aulas de Língua Portuguesa, através de trabalhos guiados de interpretação de textos jornalísticos e de rodas de leitura de literatura. Os dois trabalhos foram feitos de forma coesa, em conjunto, durante encontros semanais, seguindo uma abordagem temática parelha escolhida a partir de questões que permeiam o mundo destes alunos - trabalho, saúde, morte etc - de forma a envolvê-los nas discussões posteriores. A hipótese defendida é de que a leitura, quando vinculada a projetos reais, pode modificar a relação ineficaz que alunos e professores vêm estabelecendo com o universo da escrita, tornando-se eles mesmos formadores na escola e na comunidade de que fazem parte, ao mesmo tempo em que, ao colocá-los em contato contínuo com leituras complexas dos gêneros acima citados, incentivamos a leitura destes gêneros. O presente trabalho procura refletir a respeito dos resultados obtidos, comparando o desenvolvimento da capacidade interpretativa dos alunos ao longo da aplicação das oficinas e seu desempenho durante as rodas de leitura, investigando as possibilidades de um projeto de incentivo à leitura como este, ao mesmo tempo em que procuramos articular estes resultados com a realidade sócio-educacional dos jovens e adultos com quem trabalhamos.