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Título
HISTÓRIA E FICÇÃO: WALT DISNEY E CINEMA DE ANIMAÇÃO NO SÉCULO XX

Aluno: Kelleny Brasil Rodrigues - PET - Curso de História (T) - Orientador: Rosane Kaminski - Departamento de História - Área de conhecimento: 70503001 - Palavras-chave: história e cinema; walt disney; cinema de animação.

Com o objetivo mais amplo de fomentar uma discussão no campo interdisciplinar que abrange as relações entre História e Cinema, buscamos historicizar o filme A Bela Adormecida (1959), de forma a compreender a obra de Walt Disney tanto no âmbito estético da composição cinematográfica quanto no campo ético, ambos relacionados ao contexto histórico de produção da obra. Nessa primeira fase da pesquisa, realizamos um estudo inicial de forma a compreender as especificidades de nosso material audiovisual, escolhido como fonte histórica. Como metodologia, efetuamos o levantamento e revisão bibliográfica sobre um conjunto de eixos, os quais englobam o estudo das especificidades da linguagem cinematográfica; a relação entre literatura e cinema e aquela entre literatura e imagem (importante ponto, visto que o filme é declaradamente inspirado num conto escrito); acerca do uso das imagens no campo da História (suas diferentes abordagens na disciplina, assim como sua inserção relativamente recente na historiografia). Com base nas leituras, realizamos uma análise interpretativa de nossa fonte, executando, inicialmente, um cotejo entre a obra literária "original" - escrita em 1697 por Charles Perrault -, e a adaptação da Disney, de forma a identificar as principais mudanças entre as duas narrativas e pensar os possíveis significados dessas transformações, considerando as especificidades do material cinematográfico e ponderando sobre os possíveis sentidos histórico-sociais associados a essas modificações. Como resultado, constatamos a presença de diversas mudanças efetuadas na versão cinematográfica de A Bela Adormecida, em relação ao conto original. Na animação, observamos a acentuação do maniqueísmo entre personagens, notadamente entre as figuras da princesa Aurora e Malévola, assim como a exaltação de determinadas virtudes, principalmente a beleza. Tais características observadas no cinema de Walt Disney são recorrentes no cinema norte-americano da época. Concluímos que as transformações, averiguadas na narrativa da Disney, foram responsáveis por criar uma identificação do espectador com relação à princesa e a seus valores e também fomentar a repulsa pela vilã Malévola. Além disso, tais mudanças relacionam-se com a inserção do filme num sistema clássico de cinema, consolidado depois de 1914, principalmente nos EUA e segundo o qual preza-se pela construção de uma narrativa pautada na continuidade temporal e lógica, geradora de uma "montagem transparente".