0806
Título
"HAPPY DAYS ARE HERE AGAIN": FORMAÇÃO DO "SOCIAL SECURITY" NORTE-AMERICANO E A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE EXCEPCIONALISMO DAS INSTITUIÇÕES ESTADUNIDENSES"
Aluno: Gregorio Moraes Mazzo - Pesquisa voluntária - Curso de História (T) - Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima - Departamento de História - Área de conhecimento: 70504016 - Palavras-chave: política institucional; estados unidos; social security.
No período pós-depressão econômica de 1929 análises, que a concebem como crise de subconsumo, instigam o questionamento acerca do papel do Estado em promover o bem-estar social, bem como motivam uma reestruturação fiscal na qual impostos diretos, que financiavam programas de segurança social, passam a ter predominância no orçamento da União estadunidense. A expansão do escopo estatal norte-americano tem seu momento principal nas políticas implantadas durante a administração de Franklin Roosevelt (1933-1945), tais como os investimentos até então inéditos em infraestrutura e a criação de pensões federais para idosos e desempregados. Faz-se mister notar a relevância do Social Security Act H. It. 72601 (14/08/1935) nesta reconfiguração do estado americano e para melhor compreender não apenas as suas motivações, mas também, suas especificidades, realizou-se essa pesquisa. Iniciando-se a revisão bibliográfica buscou-se estabelecer eixos de análise de conceitos caros a cultura política norte americana como excepcionalismo e anti-estadismo. Posteriormente, com um conhecimento teórico prévio que pudesse nos guiar, foi iniciada a pesquisa utilizando-se dos debates em congresso e senado que precederam a aprovação do Social Security Act (1935). Essencialmente estes debates nos ajudaram a perceber a realidade política de seus participantes, as tensões criadas pela proposta governamental e a primazia dada a debates da sociedade estadunidense periféricos ao New Deal, em especial, o segregacionismo sulista. Com esta pesquisa visa-se construir novos princípios de interpretação que não busquem dar demasiada a importância a individualidade de Franklin Roosevelt e que levem em consideração aspectos da cultura política norte americana em época de formação do Welfare State para entender suas especificidades.