0777
Título
COLETA E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS SOBRE O TURISMO NO LITORAL PARANAENSE: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA QUANTI-QUALITATIVA PARA ESTRUTURAÇÃO DE BASE DE DADOS
Aluno: Sidney Vincent de Paul Vikou - IC-Voluntária - Curso de Gestão Ambiental (Setor Litoral) (MT) - Orientador: Cinthia Maria de Sena Abrahão - Departamento de Gestão Ambiental - Área de conhecimento: 61300004 - Palavras-chave: turismo; base de dados; litoral do paraná - Coorientador: Marcelo Chemin - Colaborador: Fernanda Hidalgo Nicoluzzi.
O turismo é um fenômeno social que traduz o desejo dos indivíduos por viagem, lazer, descanso, cultura e entretenimento, além de ser uma atividade econômica geradora de empregos e renda (URRY, 1996; BRASIL, 2004; FONSECA NETO, 2007). No litoral paranaense, essa atividade impulsiona a economia local, sobretudo nos meses de alta temporada de verão, com destaques para o segmento de sol e praia ( SETU, 2012 ). Todavia seu desenvolvimento efetivo enfrenta uma série de obstáculos tais como ausência de políticas públicas, estratégias de desenvolvimento efetivas, incompreensão de alternativas de manejo dos recursos potenciais, bem como a pluralidade da imagem turística regional, entre outros (ABRAHAO E CHEMIN, 2013). Assim, esse trabalho objetiva compreender a dinâmica do turismo regional, apoiando-se primeiramente na construção de uma base de dados, que agrupa um conjunto de variáveis e indicadores socioeconômicos. Foram definidas três linhas de ação: a) estudo e compreensão de fundamentos teóricos sobre a estruturação de uma base de dados (ALBRECHT E OHIRA, 2000); b) identificação das bases de dados disponíveis para a coleta de informações; c) coleta e organização da base de dados nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA); Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES); Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e Secretaria Estadual de Turismo (SETU). Após a primeira etapa foram produzidas planilhas no programa Microsoft-Excel com as categorias: População, Infraestrutura, Economia geral e do Turismo. Foram acrescentadas informações relativas ao período disponível, título da tabela e do documento que contém os dados, o link e a possibilidade de realizar o processo de espacialização, por meio do software gvSIG. Os dados coletados pela SIDRA apresentaram detalhamento e possibilidade de cruzamento, porém sem condições diretas de espacialização. O IPARDES apresentou séries estatísticas mais detalhadas sobre as condições socioeconômicas do Estado, destacando a pesquisa sobre a cadeia produtiva do turismo no litoral paranaense. Na SETU foram coletadas informações sobre os atrativos turísticos, a demanda turística, os fluxos de passageiros e meios de hospedagem. Ficou evidenciado que os dados sobre o turismo estão desarticulados e não há base que agrupe dados quantitativos sobre o turismo no litoral paranaense.