0759
Título
ASSINATURA GEOQUÍMICA EM QUARTZO DE GRANITOS E GREISENS DO MACIÇO SERRA BRANCA: GO: ANÁLISE POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA
Aluno: Nicole Favoreto de Souza Bueno - PET - Curso de Geologia (MT) - Orientador: Cristina Valle Pinto-Coelho - Departamento de Geologia - Área de conhecimento: 10000003 - Palavras-chave: quartzo; granito; greinsen Coorientador: Elvo Fassbinder.
O Maciço Granítico Serra Branca, situado na província na Província Estanífera de Goiás, a nordeste do estado, é constituído por um conjunto de quatro fácies graníticas, g1a; g1b; g1c; g1d e também por greisens apicais e filões micáceos. As fácies graníticas são caracterizadas de acordo com o aumento gradativo da intensidade da alteração hidrotermal. O objetivo do projeto é estabelecer a assinatura geoquímica para as gerações de quartzo encontradas no Maciço Granítico Serra Branca por meio de análises por microscopia eletrônica de varredura. Este. apresenta os resultados preliminares da pesquisa, referentes exclusivamente à análise petrográfica em lâmina delgada. Para a realização do trabalho as rochas (granitos e greisens) foram inicialmente descritas em microscópio óptico de transmissão para definição das distintas gerações de quartzo. Nestas rochas, o quartzo é observado em três gerações de cristalização distintas, exceto na fácies g1a, onde o quartzo ocorre somente em duas gerações. As gerações foram definidas com base na variação de hábito, granulação, presença de fraturas, extinção ondulante e inclusões. A primeira geração de quartzo é caracterizada por cristais anédricos com granulação variando de média a grossa. Os cristais têm extinção ondulante variando de fraca a intensa, encontram-se fraturados, com fraturas preenchidas principalmente por mica branca, são comuns inclusões fluidas e sólidas, preferencialmente mica branca. A segunda geração de quartzo caracteriza-se por cristais anédricos com granulação fina e com inclusões fluidas. Comparativamente aos cristais de quartzo da primeira geração há diminuição e até ausência de fraturas, extinção ondulante e inclusões de mica branca. A terceira geração de quartzo, encontrada nas fácies g1b; g1c eg1d; nos greisens apicais e ausente na fácies g1a, é caracterizada por cristais anédricos com granulação muito fina, intersticiais aos demais minerais observados nas amostras e às outras gerações de quartzo. Possui inclusões fluidas e não encontram-se fraturados. Em relação às gerações de quartzo descritas anteriormente há uma diminuição relativa de extinção ondulante e inclusões de mica branca.