0729
Título
SIMULAÇÃO DE IMPACTOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE A ÁGUA VERDE, ÁGUA AZUL E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS PARA A BACIA DO RIO APUCARANINHA, NORTE DO PARANÁ
Aluno: Isabela Raquel Ramos Iensen - PIBIC/CNPq - Curso de Geografia (M) - Orientador: Irani dos Santos - Departamento de Geografia - Área de conhecimento: 10705007 - Palavras-chave: modelagem hidrológica; hidrossedimentologia; mudanças climáticas - Colaborador: Gilson Bauer Schultz.
As mudanças climáticas tendem a gerar expressivas modificações sobre os processos hidrossedimentológicos em bacias hidrográficas. Alterações nas variáveis climáticas como evapotranspiração, intensidade e distribuição sazonal dos eventos de precipitação suscitam impactos sobre a umidade do solo, o escoamento e produção de sedimentos. Neste contexto, é importante reconhecer e quantificar as modificações geradas pelos cenários de mudanças climáticas sobre a dinâmica sedimentológica e a disponibilidade de água verde (água armazenada no solo e consumida pela vegetação, equivalente a evapotranspiração real) e água azul (água que escoa em rios, lagos e aqüíferos rasos). Este trabalho tem como objetivo simular os impactos das mudanças climáticas sobre a produção de sedimentos e disponibilidade de água azul e água verde na bacia do Rio Apucaraninha (504 km²), localizada no norte do Paraná, considerando dois cenários climáticos. Utilizou-se o modelo hidrológico SWAT (Soil and Water Assessment Tool) a fim de reproduzir o comportamento dos processos hidrossedimentológicos da bacia e simular os cenários climáticos A2 (pessimista em relação as emissões de gases de efeito estufa) e B2 (otimista em relação as emissões de gases de efeito estufa), desenvolvidos pelo IPCC. O modelo foi calibrado e validado utilizando dados diários de vazão e sedimentos de 1987 a 2012, em seguida foram inseridos os cenários climáticos para simular as condições de vazão e sedimentos para o período 2071-2100. Obteve-se ajuste satisfatório na simulação em relação aos dados observados, conforme a comprovação com testes estatísticos. Os resultados das simulações dos cenários climáticos indicam em relação a água verde que a redução na quantidade de precipitação (22% para o A2 e 26% para o B2) induziu a uma redução também na evapotranspiração real (5% para A2 e 8% para B2), apesar de ter ocorrido aumento da evapotranspiração potencial de 19% e 12% para o cenário A2 e B2, respectivamente, causado pelo aumento da temperatura. Em relação a água azul notou-se uma redução de 36% para o cenário A2 e 30% para o cenário B2, em comparação com as condições atuais. Acerca da produção de sedimentos, na simulação de ambos cenários climáticos os resultados apontam uma expressiva tendência de diminuição da produção média de sedimentos, devido à redução do escoamento, de aproximadamente 67% para o cenário A2 e 60% para o cenário B2. Portanto, conclui-se que os impactos dos cenários demudanças climáticas tendem a afetar mais a produção de sedimentos do que a vazão(água azul) e evapotranspiração (água verde).