0718
Título
IDENTIDADE CITOGENÉTICA DOS PEQUENOS MAMÍFEROS NÃO-VOADORES (ROEDORES) DA FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL, PARANÁ, BRASIL
Aluno: Valéria Bumiller Bini - IC-Voluntária - Curso de Ciências Biológicas (M) - Orientador: Iris Hass - Departamento de Genética - Área de conhecimento: 20204000 - Palavras-chave: citogenética; roedores; cariótipo.
Os roedores pertencem a família Cricetidae e a ordem Rodentia, a qual é a maior em número de espécies com cerca de 2050, apresentam uma alta plasticidade genética que reflete em uma grande importância evolutiva, isso é verificado devido a sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes. Neste trabalho foram coletados roedores na Floresta Nacional do Piraí do Sul, localizada na região centro-leste do estado do Paraná - Brasil que possui aproximadamente 153 hectares, com o intuito de identificar corretamente as espécies de pequenos mamíferos não-voadores da região. Dessa forma o objetivo do trabalho é analisar e caracterizar os cariótipos e verificar se há correspondência do número e forma cromossômica com a descrita na literatura. Foram analisados dezessete exemplares de roedores através da preparação mitótica direta da medula óssea para obtenção de cromossomos metafásicos. Foram realizadas as preparações das lâminas, a técnica citogenética de coloração comum (Giemsa) e o bandeamento C (que evidencia as regiões de heterocromatina), material que está na fase de análise. Na sequência serão aplicadas as técnicas de banda G e NOR. Os cariótipos em coloração comum foram analisados, com no mínimo dez metáfases de cada protocolo, e serão realizadas capturas de imagem das três melhores metáfases, com auxílio do microscópio ZEISS, das quais serão montados cariogramas para a identificação das espécies através do programa BandView/FISHView. Até o momento foi identificado, através da análise das preparações em coloração comum, a ocorrência para região dos gêneros: Akodon, Brucepattersonius, Nectomys e Oligoryzomys: sendo que oito roedores foram identificados como Akodon montensis com 2n=24; dois espécimes do gênero Nectomys, a espécie Nectomys squamipes com 2n=56 e do gênero Brucepattersonius um espécime foi identificado com 2n=52.