0709
Título
AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA EM PECARI TAJACU (CATETO), ATRAVÉS DE MARCADORES MOLECULARES - ANÁLISE DE MICROSSATÉLITES
Aluno: Marília Baptista - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Ciências Biológicas (N) - Orientador: Iris Hass - Departamento de Genética - Área de conhecimento: 20202008 - Palavras-chave: microssatélites; pecari tajacu; variabilidade genética.
A espécie Pecari tajacu, conhecida como cateto, possui ampla distribuição geográfica e encontra-se do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina sendo, assim, uma espécie nativa da fauna brasileira. Estes animais estão ameaçados de extinção, devido à caça, destruição do hábitat natural e competição territorial com espécies exóticas. Com o fim de minimizar esta prática e também com o propósito de comercialização da carne e da conservação da espécie, estes animais vêm sendo criados em cativeiro. Contudo, torna-se necessário conhecer a variabilidade genética da espécie, para que a exploração comercial e atividade de conservação sejam viáveis promovendo pouca alteração da diversidade biológica natural. Para isso, esse estudo visou auxiliar a avaliação da variabilidade genética em populações de catetos, mantidas em cativeiro, por meio da utilização de loci de microssatélites heterólogos, desenvolvidos para porco doméstico (Sus scrofa domestica). Nessa pesquisa 49 indivíduos de três criadouros do Estado do Paraná (5 do Parque Municipal das Araucárias/Guarapuava, 12 da Fazenda da Praia-Alto do Amparo/Tibagi e 32 da Fazenda Experimental Gralha Azul/ Fazenda Rio Grande) foram caracterizados para três loci de microssatélites (ALOX12A, SWR1928 e SW2435). A extração de DNA foi obtida a partir de amostras de sangue, a amplificação por meio de PCR e a visualização dos alelos através de gel de poliacrilamida não-desnaturante 10%. Dos três loci testados o SW2435 não apresentou amplificação apesar dos testes feitos com diferentes concentrações de cloreto de magnésio e temperaturas de anelamento. Testes também foram realizados com o locus ALOX12A em diferentes concentrações de magnésio, porém nem todas as amostras apresentaram sucesso de amplificação, mas podem-se observar indivíduos homozigotos e heterozigotos. O locus SWR1928 obteve sucesso de amplificação e mostrou-se polialélico. Para a análise de dados foram utilizados um total de 10 loci de microssatélites: O SRW1928 e 9 loci de trabalhos anteriores. Os loci SW2435 e ALOX12A ainda estão em fase de otimização. A análise conjunta dos dados das 3 populações apresentou os valores de He=0,56 e Ho=0,18. Em relação aos dados da estatística F tem se Fst=0,02 que indica uma diferenciação não significativa entre as populações dos cativeiros e Fis=0,70 cujo resultadoindica um alto nível de homozigose, causado provavelmente pela endogamia. Baseado nos dados preliminares verifica-se a necessidade de continuidade na utilização de microssatélites bem como a ampliação da amostra e número de criadouros a serem analisados.