0685

Título
LEVANTAMENTO DE PARASITOIDES E ANASTREPHA SP (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM FRUTEITRAS DE CLIMA TEMPERADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PARANÁ

Aluno: Rodrigo Schuler Monteiro - Curso de Agronomia (MT) - Orientador: Lino Bittencourt Monteiro - Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo - Área de conhecimento: 50100009 - Palavras-chave: heminoptera; figitidade; braconidae - Colaborador: Jose Antonio da Silva Tomba, Edson Chappuis.

Os parasitoides são importantes para o controle de pragas na agricultura por serem inimigos naturais específicos, não apresentando danos ambientais para o ser humano e tendo grande eficácia no controle das pragas. O objetivo do trabalho foi verificar a ocorrência de parasitoides himenópteras de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus, presentes em áreas remanescentes de Mata Atlântica ao redor de pomares de maçã. A coleta foi realizada em um pomar de 87 ha, localizado no município da Lapa, Paraná, no período de 11/09/2012 até 12/04/2013. Foram utilizadas armadilhas do tipo McPhail e Moerick para captura dos adultos, com proteína hidrolisada (5%) e água com detergente (fundo amarelo) respectivamente, sendo que a amostragem foi feita no intervalo de 7 dias no verão e 15 dias no inverno. Os parasitoides foram armazenados em álcool absoluto para classificação morfológica à nível de Família, com o auxilio de uma chave taxonômica adaptado de: Hanson, P.E & Gauld, I.D 2006. No total foram capturados 906 parasitoides distribuídos em 36 famílias. Destas, Figitidae, Ichneumonidae e Braconidae foram as Famílias com maior número de espécies, respectivamente, 27,1%, 13,9% e 11,25%. No total das capturas, não houve diferenças entre as armadilhas McPhail e Moerick, respectivamente, com 454 e 452 parasitoides, entretanto, McPhail foi mais eficiente para os parasitoides da Família Figitidae, com 87,8%, enquanto que 63% dos Ichneumonidaes foram capturados na Moerick. Para captura de braconídeos não houve diferenças entre as armadilhas. Segundo a literatura, os parasitoides pertencentes as Famílias Braconidae e Figitidae são os principais inimigos naturais da mosca-das-frutas, A. fraterculus, entretanto neste estudo falta ainda a identificação dos indivíduos capturados à nível de espécie para que seja possível relacioná-los diretamente com parasitoides de Anastrepha. As análises estão sendo concluídas com o acréscimo de novos dados coletados. Figitidae foi a Família com maior número de parasitoides capturados.