0673
Título
ANÁLISE DA QUALIDADE DA SAÚDE RESPIRATÓRIA DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ
Aluno: Natacha Veronica Bazanella - IC-Voluntária - Curso de Fisioterapia (Setor Litoral) (MT) - Orientador: Rodrigo Arantes Reis - Departamento de Fisioterapia - Área de conhecimento: 40602001 - Palavras-chave: qualidade do ar; paranaguá; doenças respiratórias - Colaborador: Bruno Martins Gurgatz, Gisele Antoniaconi.
Asma e rinite são doenças do trato respiratório freqüentes em crianças e adolescentes. Estudos foram conduzidos no Brasil e no mundo a fim de verificar a prevalência de asma e alergias em diferentes centros utilizando a metodologia ISAAC (International Study of Asthma and Allergies). A atual pesquisa enfoca o município de médio porte chamado Paranaguá, localizado no litoral do estado do Paraná. A atividade portuária é o principal movimentador econômico local, influenciando também fatores como educação, saúde e ambiente. Referente a questão ambiental, destaca-se a poluição atmosférica, responsável pelo agravo de diversos problemas de saúde. Foi realizado um estudo de delineamento transversal com 541 adolescentes de 13 e 14 anos, estudantes de Paranaguá. A investigação ocorreu no mês de abril de 2013, em 16 colégios da rede estadual de ensino utilizando o ISAAC. Dos resultados encontrados verificou-se que a prevalência de asma e rinite encontradas em Paranaguá foi de 13,5% e 41,4% respectivamente, apresentando maior prevalência nos colégios localizados próximos as áreas portuárias, via de acesso e central. Dentre as características locais podemos destacar que há um ponto em comum dentre as três regiões que é o alto fluxo de veículos movidos a combustíveis fósseis, veículos movidos a esses tipos de combustíveis liberam na atmosfera diversos gases poluentes como material particulado, ozônio, metais pesados entre outros. Contudo o estudo mostra que Paranaguá apresentou resultados de prevalências de asma e rinite entre adolescentes de 13 e 14 anos, em geral, similares a municípios de maiores porte ou com características portuárias. Estudos futuros utilizando amostradores de qualidade do ar como biomonitores e biomarcadores poderão apresentar de maneira mais sólida o impacto da poluição atmosférica decorrente da atividade portuária no município de Paranaguá. Para tanto, em parceria com a USP foi realizada a determinação dos metais presentes nas cascas de árvore de "Sombrero" (Terminalia catappa) próximas aos colégios públicos de Paranaguá, através de Espectometria de Fluorescência de Raios X, podendo determinar elementos como Cálcio, Potássio, Cobre, Chumbo, ou também elementos não metálicos como Enxofre em casca de árvore de "Sombrero" (Terminalia catappa). Desta forma, é possível obter uma amostra da concentração de poluentes a que aquela árvore está exposta através da análise elementar de um fragmento de sua casca. Futuramente os dados serão cruzados com os locais de maior prevalência de asma e rinite encontradas no estudo anterior.