0668

Título
AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO TROCADOR NA/CA E DA SERCA2 NA CONTRATILIDADE E RELAXAMENTO DO MIOCÁRDIO, COM RECURSOS FARMACOLÓGICOS, DE ANIMAIS EUTIREOIDEOS E HIPERTIREOIDEOS

Aluno: Priscyla Oliveira da Silva - PIBIC/CNPq - Curso de Farmácia (MT) - Orientador: Rosalvo Tadeu Hochmuller Fogaça - Departamento de Fisiologia - Área de conhecimento: 20702027 - Palavras-chave: hipertireoidismo; ácido ciclopiazônico; cardiovascular - Colaborador: Angela Mara Rambo.

A hiperatividade da glândula tireoide causa excesso da secreção de hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), caracterizando assim o hipertireoidismo. Esses hormônios exercem uma ampla gama de ações no ser humano. O hipertireoidismo está entre os distúrbios endócrinos mais comuns na população. Pacientes com hipertireoidismo apresentam diversos sinais e sintomas relacionados ao sistema cardiovascular, como por exemplo, palpitações, taquicardia sinusal, fibrilação atrial, hipertensão sistólica e pressão de pulso aumentada. No hipertireoidismo tem sido mostrado um aumento no desempenho cardíaco, seguido a longo prazo, por uma diminuição na eficiência cardíaca, além de uma alteração na resistência vascular periférica. O hormônio da tireoide é um potente regulador da contratilidade do músculo cardíaco, pois tem sido demonstrado que uma variedade de proteínas nos miócitos são reguladas pelos hormônios tireoideanos, como a SERCA e o trocador Na+/Ca2+ (NCX). O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência dos hormônios tireoideanos no sistema cardiovascular. Para a realização deste estudo experimental foram utilizados 12 (n=12) ratos machos Wistar, pesando entre 250-300g. Os animais foram divididos em 2 grupos, grupo controle (GC) e grupo hipertireoideo (GH), com 6 animais cada. A indução do hipertireoidismo foi feita com injeções diárias i.p. de hormônio tireoideano T4 (200µg/Kg) durante dez dias. Os animais do GC receberam injeções diárias i.p. de solução salina pelo mesmo período de tempo. Os experimentos foram realizados utilizando-se músculos papilares isolados, fixado em uma de suas extremidades a um micromanipulador e a outra, a um transdutor de força. A força desenvolvida foi digitalizada e registrada por um sistema de aquisição de dados (LabChart - ADintruments) conectado a um computador. As preparações foram estimuladas eletricamente com pulso supralimiares numa frequência de 1 Hertz durante 30 min. na ausência e na presença de ácido ciclopiazônico. A seguir a preparação foi transferida para solução de Ringuer isotônica na qual se removeu o sódio e o cálcio. A contração foi obtida em solução a 2ºC, contendo ácido ciclopiazônico. Avaliaram-se a velocidade de relaxamento do músculo papilar de animais eutireoideos e hipertireoideos, e esta forneceu a contribuição do trocador Na+/Ca2+ e da SERCA2 na contratilidade e relaxamento do miocárdio. Os resultados obtidos nos referidos experimentos serão apresentados no Avento de Iniciação Científica.