0661

Título
INVESTIGAÇÃO DE UM POSSÍVEL EFEITO MODULATÓRIO SOBRE A OLFAÇÃO PROMOVIDO SINERGICAMENTE PELA ASSOCIAÇÃO ENTRE PRIVAÇÃO DE SONO REM E LESÃO BILATERAL DA VIA NIGROESTRIATAL

Aluno: Helena Targa Dias Anastacio - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Biomedicina (MT) - Orientador: Marcelo de Meira Santos Lima - Departamento de Fisiologia - Área de conhecimento: 20702019 - Palavras-chave: doença de parkinson; olfação; privação de sono rem - Colaborador: Laís Soares Rodrigues, Adriano Targa Dias Santos, Ana Carolina Duarte Noseda.

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sinais e sintomas motores decorrentes da morte de neurônios dopaminérgicos da substância negra pars compacta (SNpc), reduzindo assim a liberação de dopamina no estriado. Entretanto, alterações não motoras, como distúrbios do sono e déficit olfatório, antecedem os fenômenos motores e tem grande valor preditivo para a DP. O distúrbio comportamental do sono REM, afeta de 25 a 50% dos pacientes com DP, enquanto que os prejuízos olfatórios acometem de 75 a 90% desses indivíduos. Tendo em vista esses dados, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho olfatório de animais submetidos simultaneamente a lesões dos neurônios dopaminérgicos do bulbo olfatório induzidas por rotenona e à privação de sono REM. Utilizou-se ratas fêmeas Wistar, distribuídas em quatro grupos: sham controle, sham PSR, rotenona controle e rotenona PSR. Os animais foram submetidos à cirurgia estereotáxica para permitir a administração intrabulbar de rotenona ou de seu veículo (DMSO) de acordo com as seguintes coordenadas: (AP) = +7,08 mm, médio lateral (ML) = 0,0 mm e dorso ventral (DV) = -3,6 mm. Nos dias 1, 7, 15 e 16 após a cirurgia, os animais passaram pelo teste de campo aberto para análise da atividade motora. A privação de sono REM, com duração de 24h, realizada pelo método da plataforma única, ocorreu no dia 13 e foi seguida da tarefa de discriminação olfatória (TDO). Este teste comportamental, também realizado nos dias 15 e 16, avaliou a capacidade dos animais de discriminar entre dois odores: água e outro não social (limão). Os resultados mostraram que a atividade locomotora foi afetada apenas no primeiro dia após a cirurgia, podendo então ser descartada sua interferência na TDO. Este experimento apresentou resultados similares nos dias 14 e 15, em que os grupos sham PSR e rotenona controle tiveram uma redução (P<0.05) no tempo de exploração do odor não-social, porém o grupo rotenona PSR não mostrou alteração significativa. No dia 16, uma diminuição no tempo de exploração do odor de limão foi observada nos grupos rotenona controle e rotenona PSR, ao mesmo tempo em que não houve alteração estatisticamente relevante no grupo sham PSR. A partir disso é possível concluir que a infusão de rotenona no bulbo olfatório e a PSR atuam de forma sinérgica gerando prejuízo no teste de discriminação olfatória.