0582

Título
CONHECIMENTO DE ALUNOS DO PRIMEIRO E ÚLTIMO PERÍODOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFPR SOBRE PRONTO ATENDIMENTO EM CASOS DE TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR

Aluno: Márjori Frítola - PIBIC/CNPq - Curso de Odontologia (MT) - Orientador: Fernanda de Morais Ferreira - Departamento de Estomatologia - Área de conhecimento: 40204006 - Palavras-chave: traumatismos dentários; criança; conhecimento - Coorientador: Fabian Calixto Fraiz - Colaborador: Ana Carolina Fernandes Couto, Denise Spinardi.

O traumatismo dento-alveolar (TDA) em crianças é um evento que exige uma conduta imediata e adequada. A probabilidade de sucesso clínico e de ocorrência de complicações futuras decorrentes do TDA depende das primeiras ações pós-trauma. A busca imediata pelo atendimento odontológico neste contexto se faz de extrema importância, pois o profissional da área odontológica é o mais qualificado para agir frente ao TDA, e deve estar preparado para receber pacientes traumatizados em seu consultório. O presente estudo foi desenvolvido para verificar de maneira quantitativa o conhecimento dos alunos de Odontologia do primeiro e último períodos sobre o pronto atendimento em traumatismo dento-alveolar. Estudantes do primeiro e último período do curso responderam a um questionário (QTDA) de 10 questões objetivas com situações hipotéticas de TDA e as condutas a serem tomadas frente ao seu acontecimento. Nas questões foram abordadas as situações de avulsão, intrusão, extrusão e fratura dentária, tanto em dentição decídua como permanente. As respostas de cada grupo de alunos foram categorizadas em certas ou erradas e ponderadas (corretas = peso 1; incorretas = peso 0), a partir das orientações da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária. Considerando o papel educativo e a função clínica que os futuros profissionais assumirão na sociedade, estabeleceu-se como ideal 100% de acertos (10 acertos) ao final da graduação. Os alunos ingressantes apresentaram algum conhecimento em pronto atendimento de TAD, sendo a média de acertos do QTAD de 6,3 (±1,4), com mediana 6 (amplitude: 3-10). Alunos do último período apresentaram uma média de acertos do QTAD de 7,6 (± 0,9) com mediana 8 (amplitude: 6-9). O número de acertos foi significantemente maior nos alunos do último período do curso (p=0,001, teste Mann-Whitney), no entanto, sem atingir o ideal (100%). Embora se tenha observado um maior conhecimento por parte dos alunos do último período em relação aos ingressantes, ações devem ser implantadas para que os egressos de odontologia tenham competência e habilidade plenas para o pronto atendimento de traumatismo alvéolo-dentário.