0577

Título
EFICÁCIA DE FOLHETO EDUCATIVO PARA AUMENTAR O CONHECIMENTO DE FUTUROS EDUCADORES INFANTIS SOBRE PRONTO-ATENDIMENTO AO TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR

Aluno: Denise Spinardi - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Odontologia (MT) - Orientador: Fernanda Morais Ferreira - Departamento de Estomatologia - Área de conhecimento: 40204006 - Palavras-chave: traumatismos dentários; conhecimento; criança - Coorientador: Fabian Calixto Fraiz - Colaborador: Ana Carolina Fernandes Couto, Márjori Frítola.

Na idade escolar, as crianças estão mais sujeitas a se envolverem em acidentes os quais podem levar a casos de traumatismos dento-alveolares (TDA). Os locais com maior prevalência de acidentes geradores de TDA em crianças são a própria casa e a escola. Como o prognóstico favorável destes agravos é dependente de uma correta abordagem no pronto-atendimento, é importante que pais e profissionais da educação, que normalmente são os adultos presentes no momento do evento gerador de TDA, estejam informados sobre as condutas a serem empregadas. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto que um folheto educativo teve no nível de conhecimento de estudantes dos últimos períodos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre pronto atendimento em casos de TDA. Para tanto, após a aprovação do projeto pelo CEP-CS e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, 59 participantes do curso de educação física e 24 do curso de pedagogia responderam a um questionário (QTDA1) contendo 10 perguntas sobre pronto atendimento em casos de TDA nas dentições decídua e permanente, sendo estas referentes a situações de avulsão, intrusão, extrusão e fratura dentária. Cada pergunta tinha de 4 a 5 opções de resposta. Os estudantes foram orientados a marcar a opção que consideravam mais adequada e estas foram categorizadas, recebendo peso 1 quando corretas e 0 quando incorretas a partir das orientações da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária, e posteriormente somadas. O escore total podia variar de 0 a 10, onde a maior pontuação correspondia a um maior conhecimento quanto ao pronto-atendimento em caso TDA. Após esta atividade, foi fornecido aos participantes um folheto educativo com orientações sobre como proceder diante de casos de TDA. O folheto possuía ilustrações coloridas das situações e linguagem simples e direta. Na sequencia, o questionário foi reaplicado (QTDA2). O número de acerto dos questionários nos dois momentos (QTDA 1 e 2) foram comparados através do teste de Wilcoxon, utilizando-se o programa estatístico SPSS Statistics® versão 20.0. Para o QTDA 1, os formandos apresentaram uma média de acertos de 6,79 (± 1,3) com mediana 9 (amplitude: 6-10). Para o QTDA 2 a media de acertos foi de 8,68 (± 1,3) com mediana 9 (amplitude: 5-10). Após a leitura do folheto, houve aumento no escore total do QTDA 2 (p<0,001). O folheto educativo mostrou-se um instrumento válido para melhorar o nível de conhecimento de formandos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UFPR sobre o pronto-atendimento em casos de TDA.