0574
Título
AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL E DO IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS EM TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL
Aluno: carolina maria perufo - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Odontologia (MT) - Orientador: Maria Ângela Naval Machado - Departamento de Estomatologia - Área de conhecimento: 40205002 - Palavras-chave: alcoolismo; qualidade de vida; periodontite crônica - Coorientador: Marilia Compagnoni Martins - Colaborador: Denise Spinardi, Cristina Ayumi Matsumoto, Kedman Suelen Sartori.
O risco de desenvolver periodontite pode ser maior em dependentes de álcool, especialmente se eles também são fumantes. Foi realizado um estudo transversal em homens em tratamento da dependência do álcool, internados no Instituto de Pesquisa e Tratamento de Alcoolismo em Campo Largo. O objetivo do estudo foi verificar a condição periodontal dos indivíduos e determinar o impacto da periodontite na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) usando o Oral Health Impact Profile (OHIP) 14, na sua versão simplificada. Os dados foram obtidos através de questionários e exame clínico. O exame clínico foi realizado utilizando o índice CPO-D. O exame periodontal foi realizado utilizando sonda periodontal e 6 sítios foram sondados por dente. Os parâmetros periodontais avaliados foram: profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), sangramento à sondagem (SS), presença/ausência de placa e cálculo. Um total de 153 homens dependentes de álcool com idade entre 21 e 68 anos participaram da pesquisa, sendo que destes 10 eram usuários de próteses totais. A maior parte da amostra foi composta de indivíduos brancos, solteiros e com ensino fundamental incompleto, empregados até o momento do internamento. Os alcoolistas apresentaram uma média de índice CPO-D de 13.3±8.11 e 86% (n=123) da amostra apresentou periodontite. A placa esteve presente em 96.5% (n=138) e cálculo em 81% (n=126) dos indivíduos. Houve impacto da doença periodontal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal para o domínio 4 (incapacidade física) do OHIP-14 (p = 0,043). Alta prevalência de periodontite foi observada entre os alcoolistas, que apresentaram pobre higiene bucal com acúmulo de placa e sangramento à sondagem. O presente estudo demonstrou que a periodontite causou impacto na qualidade de vida dos alcoolistas em relação à incapacidade física.