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Título
CONHECIMENTO SOBRE PRONTO ATENDIMENTO EM CASOS DE TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR DE ESTUDANTES DO ÚLTIMO PERÍODO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PEDAGOGIA E ODONTOLOGIA DA UFPR
Aluno: Ana Carolina Fernandes Couto - IC-Voluntária - Curso de Odontologia (MT) - Orientador: Fernanda de Morais Ferreira - Departamento de Estomatologia - Área de conhecimento: 40204006 - Palavras-chave: traumatismos dentários; conhecimento; criança - Coorientador: Fabian Calixto Fraiz - Colaborador: Denise Spinardi, Márjori Frítola, Sara Regina Barancelli Tódero.
O Traumatismo Dento-Alveolar (TDA) é um agravo à saúde muito prevalente na infância e que exige uma conduta imediata e adequada. A maior parcela dos eventos de TDA ocorre em casa ou na escola. É necessário que os primeiros cuidados à criança que sofreu TDA sejam realizados por um adulto que esteja presente no momento, como pais e educadores. Um pronto atendimento inadequado pós-trauma pode acarretar em diversas situações indesejáveis, como alto custo de reparo, aumento do tempo de tratamento e até perda de elementos dentários. O estudo teve como objetivo comparar o conhecimento sobre pronto atendimento em casos de traumatismo dento-alveolar de estudantes do último período dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Odontologia da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Os estudantes foram convidados a fazer parte da pesquisa, mediante assinatura de um Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Estes responderam a um questionário (QTDA) que continha 10 perguntas objetivas sobre a conduta de pronto-atendimento em casos de traumatismo dento-alveolar na dentição decídua e permanente, como avulsão, intrusão, extrusão e fratura. Os entrevistados foram orientados a marcar a opção de resposta que acreditavam se tratar da conduta ideal para cada situação. As respostas do QTDA foram categorizadas e receberam peso 1 quando corretas e 0 quando incorretas, a partir das orientações da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária, e posteriormente somadas para a obtenção de um escore final. Estes escores podiam variar de 0 a 10, sendo que valores mais altos correspondiam a um maior conhecimento com relação ao pronto-atendimento de casos de TDA. Os escores obtidos em QTDA pelos estudantes dos 3 cursos foram comparados através do teste de Kruskall-Wallis, no programa SPSS Statistics® versão 20.0. Entre os alunos de Odontologia, a média de acertos no QTDA foi de 7,6 (±0,9) com mediana 8 (amplitude 6-9), para os alunos da Pedagogia, de 6,8 (± 1,6) com mediana 7 (amplitude 2-10) e entre os estudantes de Educação Física de 5,6 (± 1,5) com mediana 6 (amplitude 2-9), sendo estas diferenças estatisticamente significantes (p<0,001). Os formandos apresentaram algum conhecimento em pronto atendimento de TDA, sendo este maior no curso de Odontologia e menor no de Educação Física; contudo ações devem ser implantadas para que os egressos dos três cursos avaliados tenham competência e habilidade plenas para o pronto atendimento de TDA.